Política

Nova CNH: conheça os primeiros motoristas habilitados no modelo atual em SP

Modelo mais flexível, com etapas digitais e menos exigências presenciais, encurta o caminho até a habilitação e transforma rotinas de motoristas em SP  |  Foto: Unsplash.

Publicado em 23/01/2026, às 17h06   Foto: Unsplash.   Bianca Novais

Aos 27 anos, a engenheira de dados Luana da Costa deixou de ser passageira para assumir o volante. Moradora de Votorantim, no interior paulista, ela se tornou a primeira mulher habilitada em São Paulo dentro do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), marcado por mais flexibilidade e digitalização. A história foi divulgada pela Agência SP.

Desde os 18 anos, Luana adiava a CNH. Não faltava vontade, mas condições. Custos elevados e a exigência de aulas presenciais frequentes tornavam o processo incompatível com sua rotina.

Trabalhando majoritariamente em home office, ela passou a sentir com mais força o impacto de não dirigir, especialmente quando precisava ir à capital para compromissos profissionais e dependia de caronas ou transporte coletivo.

Virada com o novo formato

Luana iniciou o processo no fim do ano passado e escolheu fazer o curso teórico de forma online, priorizando conteúdos em áudio. Após um dia de preparação, foi aprovada na prova teórica em 17 de dezembro.

Sem experiência prévia ao volante, realizou 15 aulas práticas, suficientes para ganhar confiança. A aprovação no exame prático veio em 8 de janeiro. Em pouco mais de 20 dias, a CNH estava em mãos.

Hoje, o carro faz parte da rotina. As tarefas do dia a dia ficaram mais simples e a dinâmica familiar também mudou: agora, é ela quem dirige.

Luana da Costa e Felipe de Paula são os primeiros motoristas do estado de São Paulo habilitados pelo novo modelo de CNH. Foto: Divulgação/Agência SP.

Independência que chega antes

A agilidade do novo modelo também impactou a trajetória de Felipe de Paula, morador de Limeira. Desenvolvedor e estudante do COTIL–Unicamp, ele precisava conciliar trabalho, estudos e habilitação. No formato tradicional, o processo parecia inviável.

Felipe chegou a iniciar a CNH no modelo antigo, mas migrou assim que conheceu a nova proposta. O processo começou na última semana de novembro e terminou em 8 de janeiro, com a aprovação no exame prático. Para ele, além da economia de tempo, a CNH simboliza um marco pessoal: mais liberdade para o trabalho, o lazer e a organização da própria rotina.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsmobilidadetrânsitonova cnh

Leia também


CNH em SP fica mais barata após limite no preço dos exames; veja quanto custa


CNH brasileira passa a valer em Portugal: veja o que muda para motoristas