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Novo tem da CPTM conectará o litoral ao interior de São Paulo mais rápido; veja trajeto

Com promessa de viagens em tempo recorde o trem passará por 13 cidades, ligando cidades da Baixada Santista até o Vale do Ribeira.  |  Rovena Rosa/ Agência Brasil

Publicado em 03/10/2025, às 12h44   Rovena Rosa/ Agência Brasil   Bianca Rossi

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), estabelecida em 1992 com o objetivo de desenvolver os serviços de transporte sobre trilhos ou guiados nas entidades regionais do Estado de São Paulo, incluindo as regiões metropolitanas, está com um projeto em fase de elaboração de que liga a área de Santos à Cajati em um trajeto de cerca de três horas.

Segundo matéria veículada na Gazeta de S.Paulo, ideia é de que o trem percorrá mais de 230 kilômetros, passasndo por 13 cidades do estado de São Paulo.

Previsões para o projeto

A CPTM relata o levantamento topográfico aerofotogramétrico já está em andamento e que será finalizado ainda este ano.

A companhia também alega que o projeto já está em fase final de elaboração e que é responsabilidade do departamento de Desenvolvimento e Expansão do Transporte.

Outros projetos

Está sendo desenvolvido também o Trem Intercidades (TIC), que vai conectar São Paulo a Campinas, contando com velocidade de até 140 km/h.

A previsão é que o veículo seja capaz de transportar 860 passageiros sentados, o que deverá culminar em um transporte de  até 40 mil pessoas por dia.

Foto: Agência Brasil

História dos trens no Brasil

A história ferroviária brasileira tem início em 1854, com a Estrada de Ferro Mauá, essa ferrovia tinha como objetivo ligar o porto de Magé à serra de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.

No século XIX, houve um significativo avanço ferroviário para o escoamento do café. No entanto, a partir da segunda metade do século XX, o transporte ferroviário começou a perder importância para o rodoviário, em razão da falta de investimentos e da priorização do transporte rodoviário.

Vale ressaltar que o Plano de Metas de JK, que recebeu o slogan "50 anos em 5", considerado o ponto de partida do "rodoviarismo" no Brasil, também foi um fator para o declínio do modelo ferroviário

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