Política
por Camila Lutfi
Publicado em 25/08/2025, às 09h51
A partir desta quinta-feira (28), a estação Palmeiras-Barra Funda vai se tornar uma das principais conexões da rede de transporte paulista e terminal ferroviário do estado.
O local passa a receber também a Linha 10-Turquesa, conectando passageiros do ABC Paulista, Alto Tietê, interior, região metropolitana e diferentes áreas da capital – incluindo as zonas leste, oeste e central.
A estação já é atendida pela Linha 3-Vermelha do Metrô, além das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 11-Coral e o Expresso Aeroporto.
A CPTM anunciou o encerramento do Serviço 710, que conectava a Linha 7-Rubi à Linha 10-Turquesa. Para evitar prejuízos aos passageiros beneficiados pela conexão, a estação Barra Funda se tornou o novo ponto de parada da linha Turquesa.
Vale lembrar que as transferências entre as linhas ocorrerão no mesmo nível, nas plataformas 5 e 6, o que elimina a necessidade de tomar escadas ou longos deslocamentos.
Essa novidade é importante pois garante mais comodidade, agilidade e segurança ao fluxo de passageiros.
Já nesta segunda-feira (25), a operação assistida da Linha 11-Coral inaugura a sua expansão. Antes restrita aos sábados, a ligação entre o Alto Tietê, a zona leste e a Barra Funda agora funcionará todos os dias da semana.
O serviço está previsto para operar das 8h às 15h30 e das 20h à meia-noite, permitindo que mais passageiros tenham acesso direto à zona oeste da capital.
Com as mudanças, a Palmeiras-Barra Funda se tornará ponto final de três linhas da CPTM: a 7-Rubi, a 10-Turquesa e a 11-Coral. Essa integração, somada ao Metrô e à ViaMobilidade, coloca a estação como um dos maiores nós de transporte ferroviário de São Paulo.
Veja todas as linhas operadas na estação:
Classificação Indicativa: Livre