Política
Publicado em 18/07/2025, às 07h30 Reprodução/Agência Brasil Fernanda Montanha
A circulação dos trens da Linha 2-Verde do Metrôde São Paulo será temporariamente modificada por conta da construção de um novo túnel de interligação com a Linha 4-Amarela. A intervenção é necessária para garantir o andamento seguro da escavação, que avança a partir de um poço de 31,5 metros de profundidade localizado na avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. Esse poço também servirá futuramente como sistema de ventilação e exaustão.
Entre 19h30 do sábado (19/7) e todo o domingo (20/7), os trens operarão em via única no trecho entre as estações Brigadeiro e Consolação. Em consequência, toda a linha funcionará com velocidade reduzida e intervalos maiores entre as composições.
A escavação da galeria sul, com 7,3 metros, segue em direção à estação Consolação. Já os trabalhos na galeria norte, que terá 75 metros e ligará à estação Paulista, também estão em progresso. O consórcio responsável pela obra, batizado de Conexão Paulista/Consolação CTS, é composto pelas empresas Constran, Telar e Sprail, e o investimento total é de R$ 70 milhões. A entrega da nova conexão está prevista para 2026.
Com previsão de transportar até 18 mil pessoas por hora, o novo túnel vai agilizar a troca entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela, hoje marcada por superlotação. A atual passagem entre as duas linhas passará a ter sentido único, o que deve melhorar o fluxo de passageiros.
Segundo a Gazeta de SP, a operação especial deve ser repetida em outros fins de semana, conforme o ritmo das obras. A orientação é que os usuários procurem rotas alternativas sempre que possível. Entre as opções estão:
Na Linha 4-Amarela: fazer conexão com a Linha 3-Vermelha (estação República) ou Linha 1-Azul (Luz);
Da Linha 5-Lilás: transferir para a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz;
Somente quem se dirige à Linha 15-Prata precisará usar obrigatoriamente a Linha 2-Verde.
Nova frente fria muda o clima e traz temporais hoje; veja a previsão completa
Brasil aprova projeto que pode acelerar desmatamento; entenda os impactos