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Primeiro trem da Linha 6-Laranja já tem data para chegar a SP; veja quando

Foto: Divulgação/Metrô de São Paulo
Previsão é que testes comecem ainda em 2025; projeto da Linha 6-Laranja ligará a zona norte ao centro da capital paulista  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Metrô de São Paulo
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 29/06/2025, às 12h20



A Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, operada pela Linha Uni, está avançando para uma nova fase. O primeiro trem deve chegar ao Pátio Morro Grande no próximo mês de julho.

A previsão é que os testes ocorram ainda em 2025, aproximando o projeto de sua conclusão.

Com 15,3 km de extensão, a nova linha conectará a Brasilândia, na zona norte, até a região central da capital paulista, passando por bairros como Perdizes e Higienópolis, tendo 15 estações no total.

Obras avançadas

As obras da Linha 6 começaram em abril de 2015 e já completaram 10 anos. Nesse período, o projeto passou por duas concessionárias e enfrentou uma longa paralisação de quatro anos. Atualmente, mais de 50% das obras civis foram concluídas em 13 das 15 estações.

Tecnologia e capacidade

Os trens da nova linha terão seis carros e capacidade para transportar até 2.044 passageiros por composição.

Automatizados, poderão atingir até 90 km/h e circular com intervalos de dois minutos durante os horários de pico, com chance de redução para 75 segundos, trazendo maior eficiência no serviço.

Um dos objetivos do projeto é melhorar a mobilidade da capital nas áreas com alta demanda, principalmente nos horários de pico.

Os 22 trens encomendados estão sendo fabricados pela Alstom e virão equipados com contadores de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores informativos, sistema de monitoramento por vídeo, detectores ópticos de fumaça, sistema de combate a incêndios e sensores para descarrilamento.

Confira o progresso das 15 estações da Linha 6-Laranja:

  • Estação Brasilândia – 72,43%
  • Estação Maristela – 43,29%
  • Estação Itaberaba - Hospital Vila Penteado – 55,39%
  • Estação João Paulo I – 73,17%
  • Estação Freguesia do Ó – 69,44%
  • Estação Santa Marina – 81,42%
  • Estação Água Branca – 81,67%
  • Estação SESC-Pompeia – 70,60%
  • Estação Perdizes – 82,42%
  • Estação PUC-Cardoso de Almeida – 67,87%
  • Estação FAAP-Pacaembu – 52,97%
  • Estação Higienópolis-Mackenzie – 54,40%
  • Estação 14 Bis - Saracura – 15,33%
  • Estação Bela Vista – 61,61%
  • Estação São Joaquim – 58,63%

Classificação Indicativa: Livre

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