Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 29/06/2025, às 12h20
A Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, operada pela Linha Uni, está avançando para uma nova fase. O primeiro trem deve chegar ao Pátio Morro Grande no próximo mês de julho.
A previsão é que os testes ocorram ainda em 2025, aproximando o projeto de sua conclusão.
Com 15,3 km de extensão, a nova linha conectará a Brasilândia, na zona norte, até a região central da capital paulista, passando por bairros como Perdizes e Higienópolis, tendo 15 estações no total.
As obras da Linha 6 começaram em abril de 2015 e já completaram 10 anos. Nesse período, o projeto passou por duas concessionárias e enfrentou uma longa paralisação de quatro anos. Atualmente, mais de 50% das obras civis foram concluídas em 13 das 15 estações.
Os trens da nova linha terão seis carros e capacidade para transportar até 2.044 passageiros por composição.
Automatizados, poderão atingir até 90 km/h e circular com intervalos de dois minutos durante os horários de pico, com chance de redução para 75 segundos, trazendo maior eficiência no serviço.
Um dos objetivos do projeto é melhorar a mobilidade da capital nas áreas com alta demanda, principalmente nos horários de pico.
Os 22 trens encomendados estão sendo fabricados pela Alstom e virão equipados com contadores de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores informativos, sistema de monitoramento por vídeo, detectores ópticos de fumaça, sistema de combate a incêndios e sensores para descarrilamento.
Confira o progresso das 15 estações da Linha 6-Laranja:
Classificação Indicativa: Livre