Política

Pane em composição da CPTM faz usuários andarem nos trilhos em SP

A CPTM lamentou os transtornos e afirmou que equipes de manutenção estão trabalhando para resolver o problema na Linha 12.  |  Foto: Reprodução/TV Globo

Publicado em 21/07/2025, às 09h33   Foto: Reprodução/TV Globo   Fernanda Montanha

Um defeito em um dos trens da Linha 12-Safira, operada pela CPTM(Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), causou grandes transtornos aos passageiros na manhã desta segunda-feira (21). A composição apresentou problemas por volta das 6h30, entre as estações Jardim Helena-Vila Mara e São Miguel Paulista, sentido Brás, na Zona Leste da capital.

Com o trem parado nos trilhos, os usuários foram obrigados a descer e caminhar pelos trilhos para tentar chegar à estação mais próxima. Imagens aéreas mostram pessoas andando pelos trilhos e, em alguns casos, se arriscando próximo às grades de um viaduto para conseguir acessar a plataforma.

Segundo relatos nas redes sociais, a situação causou superlotação em várias estações e atrasos consideráveis. Um dos passageiros contou que ficou mais de uma hora parado entre duas estações, enquanto outro criticou duramente a manutenção da companhia: “É inadmissível que uma empresa do porte da CPTM não realize manutenção preventiva. Quem vai arcar com os prejuízos dos trabalhadores que se atrasaram?”, escreveu.

Estação Jardim Romano, Linha 12 às 07h33, tudo parado, saí da Estação Engenheiro Manoel Feio às 06h30, não passa nenhum trem aqui @spsobretrilhos@CPTM_oficialpic.twitter.com/ZBIBsdvWBm

— Odjaime (@ThalmoSales) July 21, 2025

A circulação dos trens na Linha 12 continuava com lentidão e maiores intervalos entre as estações Brás e Calmon Viana mesmo após uma hora do ocorrido. Em nota, a CPTM afirmou que equipes de manutenção atuam no local para resolver o problema e lamentou os transtornos causados aos passageiros.

Segundo o Metrópoles, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil se manifestou, cobrando explicações da CPTM sobre as falhas operacionais. A entidade demonstrou preocupação com a redução de profissionais experientes e apontou que a privatização da linha, oficializada em março deste ano, pode estar agravando os problemas. “Sem reposição adequada de pessoal, a qualidade do serviço prestado à população fica comprometida”, alertou o sindicato.

Classificação Indicativa: Livre


TagstrensPrivatizaçãoTrilhosTranstornos

Leia também


Semana começa gelada em várias regiões do Brasil; veja a previsão


Jovem morre em SP após comer bolinho suspeito de envenenamento