Política

Quanto vai custar para treinar com assessoria no Parque Ibirapuera? Veja os valores

Decisão judicial obriga assessorias esportivas a assinarem contratos e pagarem pela utilização comercial do Parque Ibirapuera, em meio a polêmica e resistência das empresas  |  Foto: Reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil

Publicado em 06/07/2025, às 14h00   Foto: Reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil   Fernanda Montanha

A Urbia, concessionária responsável pelo Parque Ibirapuera, conseguiu na Justiça de São Paulo uma liminar determinando que uma assessoria esportiva assine contrato e pague uma taxa mensal pelo uso comercial do espaço público. A decisão atinge a empresa The Run e é fruto de uma disputa que se arrasta desde o final de 2024.

Segundo a juíza Lais Helena, da 4ª Vara Cível, a cobrança de R$ 10 por aluno é válida, uma vez que a empresa faz uso do parque para atividades comerciais. A magistrada considerou que a concessionária é responsável por toda a manutenção e segurança do local e deve ser compensada por empresas que lucram com o uso da estrutura.

A The Run, que oferece treinos a cerca de 500 alunos no Ibirapuera e na USP, afirma que não foi notificada previamente sobre a ação. Seu diretor, Ricardo Gigioli, afirmou que a empresa vinha recebendo boletos sem ter firmado contrato, e que vai buscar seus direitos legais, destacando que o Ministério Público já se manifestou contra esse tipo de cobrança.

A Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo também criticou a postura da Urbia. Para o presidente da entidade, Douglas Melo, a concessionária descumpriu um acordo de não judicializar a questão até o fim das negociações com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Ele afirma que a cobrança foi imposta de forma unilateral, sem diálogo com os profissionais do setor.

De acordo com o G1, a Urbia, por sua vez, sustenta que a cobrança está prevista no contrato de concessão e tem como objetivo financiar a zeladoria e preservar a infraestrutura do parque. A empresa afirma que várias assessorias já aderiram voluntariamente às novas regras.

Enquanto isso, a concessionária lançou recentemente sua própria assessoria esportiva dentro do Ibirapuera, a “Corre no Ibira”, oferecendo planos pagos e infraestrutura completa para os praticantes. A iniciativa gerou novas críticas por suposta concorrência desleal com empresas que atuam há anos no parque.

Classificação Indicativa: Livre


TagsTaxaCorre no ibiraLiminarThe run

Leia também


Maior aquário de água doce do mundo fica no Brasil e surpreende com 5 milhões de litros e 380 espécies


Parques de SP podem ser concedidos à iniciativa privada; veja quais