Política
Publicado em 10/11/2025, às 21h20 Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil Érica Sena
Cerca de 1,3 milhão de estudantes faltaram ao primeiro dia do Enem 2025, realizado no domingo (9). A principal dúvida agora é: quem perdeu a primeira prova pode fazer a segunda?
A resposta é sim, os participantes devem comparecer normalmente ao segundo dia, no próximo domingo (16), e podem solicitar a reaplicação da prova perdida em situações específicas, como citado pelaCNN Brasil.
De acordo com o edital do Inep, o pedido pode ser feito por quem enfrentou problemas logísticos ou foi diagnosticado com doenças infectocontagiosas. Casos válidos incluem:
No caso de doenças, estão na lista Covid-19, influenza A e B, tuberculose, varíola, meningites, rubéola, sarampo, catapora, entre outras.
O estudante deve não ter comparecido ao local de prova e enviar os documentos necessários na Página do Participante.
O pedido deve ser feito entre 17 e 21 de novembro, até 12h (horário de Brasília), exclusivamente pelo site do Inep.
Para candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde as provas regulares serão em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à COP30, o prazo é de 8 a 12 de dezembro.
Pedidos fora do período, sem comprovação válida ou por indisposição momentânea durante o exame não serão aceitos. Se o Inep aprovar a solicitação, a reaplicação ocorrerá em 16 e 17 de dezembro.
Na reaplicação, recursos como videoprova em Libras e leitor de tela não estarão disponíveis, mesmo que solicitados na inscrição. No entanto, haverá tradutor-intérprete de Libras, auxílio para leitura e prova impressa adaptada.
O MEC também estuda uma data alternativa para candidatos do Paraná afetados pelo tornado, que pode coincidir com o cronograma das cidades do Pará.
Teve problema no Enem? Veja quem pode pedir reaplicação e como fazer a solicitação
Evite a eliminação no ENEM: os erros que ainda tiram candidatos da prova