Política
As provas do Enem acontecem nos dias 9 e 16 de novembro, no entanto, candidatos que não puderam comparecer a prova podem ter mais uma chance.
Entre os casos considerados válidos estão os chamados “problemas logísticos”, definidos pelo Inep como fatores de força maior que prejudicam o andamento normal das provas. Eles incluem:
Um exemplo recente ocorreu em Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde o tornado que atingiu a cidade em 7 de novembro destruiu parte das escolas e obrigou o Inep a suspender a aplicação das provas na região.
Além disso, candidatos que apresentarem doenças infectocontagiosas, como Covid-19, dengue, varíola, tuberculose, coqueluche, gripe H1N1 e outras listadas no edital também podem solicitar a reaplicação, desde que apresentem comprovação médica válida.
Segundo informações da Agência Brasil, o pedido deve ser feito diretamente na Página do Participante, dentro do prazo estipulado pelo Inep.
Após o envio da solicitação, o participante poderá acompanhar o deferimento ou indeferimento do pedido pela própria plataforma. O Inep reforça que não será possível fazer a prova fora dos locais, datas e horários determinados.
“O não comparecimento às provas nas datas e nos horários informados caracterizará ausência do participante, não havendo segunda oportunidade”, destacou o instituto.
A reaplicação do Enem 2025 acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro, em locais definidos pelo Inep. A nova oportunidade garante que os participantes afetados possam realizar o exame sem prejuízo em relação aos demais candidatos.
Além dos casos previstos no edital, o Inep reforça que não serão aceitas solicitações de reaplicação motivadas por atrasos, perda de documentos, problemas pessoais ou de transporte até o local de prova, situações consideradas de responsabilidade do participante.
Em casos de deferimento do pedido, o novo cartão de confirmação será disponibilizado com informações sobre o local, data e horário das provas, que terão o mesmo formato e conteúdo da aplicação regular.
Classificação Indicativa: Livre