Política
Publicado em 04/12/2025, às 12h43 Foto: Reprodução/Metsul Érica Sena
O Rio Grande do Sul deve enfrentar o primeiro episódio de calor extremo deste verão com termômetros próximos e até acima dos 40ºC.
A previsão é da MetSul Meteorologia, que alerta para uma intensa massa de ar quente atuando sobre o estado ao longo da segunda metade desta semana.
O aquecimento será gradual. Nesta quarta-feira (3), regiões como Centro, Oeste e Noroeste já terão máximas entre 30°C e 33°C. A virada acontece a partir de quinta-feira (4), quando boa parte do estado deve registrar 32°C a 35°C, incluindo Porto Alegre, Região Metropolitana, Vales e Campanha.
Na sexta (5), o calor se intensifica. Em algumas cidades dos vales, Centro e Noroeste, as temperaturas poderão atingir entre 35°C e 38°C.
O sábado (6) deve ser o dia mais crítico, com temperaturas de 35°C a 38°C na maior parte do estado e possibilidade de 38°C a 40°C no Noroeste, Campanha, Vales, Grande Porto Alegre e parte do Centro. Há chance de marcas acima de 40°C em áreas isoladas.
No domingo (7), o calor diminui um pouco no Sul e no Leste, mas permanece intenso no Oeste, Noroeste e Centro, onde ainda poderão ocorrer registros entre 35°C e 40°C.
A MetSul explica que o fenômeno La Niña contribui para ondas de calor mais frequentes no Sul. Em anos de La Niña, há menos umidade e menor frequência de chuva, o que facilita o acúmulo de calor e torna as temperaturas mais extremas.
A orientação dos meteorologistas é reforçar cuidados com hidratação, evitar exposição prolongada ao sol e atenção especial a crianças, idosos e animais.
Dezembro chegou: veja como será o clima em todo o Brasil neste mês
Interior de SP vira destino disputado com um dos maiores eventos de Natal