Política
Publicado em 18/02/2026, às 08h00 Foto: Unsplash Nathalia Quiereguini
Durante o Carnaval, quem circula de carro por São Paulo terá um alívio temporário: o rodízio de veículos será suspenso.
A medida, anunciada pela Prefeitura de São Paulo, vale de segunda-feira, dia 16 de fevereiro, até a Quarta-Feira de Cinzas, 18 de fevereiro.
A decisão é da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (Semtra) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), com o objetivo de facilitar a circulação em um período de maior fluxo nas ruas da cidade.
Entre os dias 16 e 18 de fevereiro, os carros particulares não precisarão se preocupar com a restrição de placas, segundo informações do Metrópoles.
Isso significa que veículos com finais de placa que normalmente não poderiam circular poderão transitar normalmente.
Porém, vale lembrar: a suspensão é temporária. A partir de quinta-feira, 19 de fevereiro, o rodízio volta a valer normalmente, respeitando os horários e as regras já conhecidas pelos motoristas.
Enquanto os carros terão a circulação liberada, o rodízio para caminhões continuará em vigor.
Da mesma forma, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) permanece ativa. Já a Zona de Máxima Restrição a Fretados (ZMRF) será liberada na segunda e terça-feira de Carnaval.
A Prefeitura também liberou, na terça-feira (17/2), a circulação de veículos nos corredores e faixas exclusivas de ônibus, além da Zona Azul, com exceção das áreas especiais, como parques, Estádio do Pacaembu e Mercado Municipal.
Nos domingos e feriados do Carnaval (dias 15, 17 e 22 de fevereiro), a Avenida Paulistanão será aberta para veículos, enquanto a Ciclofaixa Operacional de Lazer ficará inativa nesses mesmos dias.
Já o Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, manterá o tráfego de carros na segunda e na quarta-feira.
Nos fins de semana e na terça-feira de Carnaval, a via funcionará como parque, proporcionando mais espaço para pedestres e atividades de lazer.
No domingo, dia 22, o Minhocão reabre ao tráfego das 7h às 20h.
Ficar atento às datas é essencial para não ser surpreendido. O Carnaval muda temporariamente a rotina do trânsito em SP, mas a partir de 19 de fevereiro, as regras do rodízio voltam a valer normalmente, com todos os cuidados de horários e placas.
Carnaval em SP tem esquema especial de segurança; veja como será a proteção
Vai ter Mega-Sena no Carnaval? Veja como ficam os sorteios das Loterias Caixa no feriado