Política
Publicado em 15/09/2025, às 07h00 Foto: Reprodução/Youtube/SpObras Fernanda Montanha
Um novo projeto de infraestrutura está em desenvolvimento na Zona Sul de São Paulo e pode mudar o cotidiano de milhares de moradores. A Prefeitura da capital está elaborando os estudos para construir a futura ponte Graúna- Gaivotas, que ligará regiões hoje separadas pelo Braço do Cocaia, na represa Billings.
A previsão é que mais de 1 milhão de pessoas sejam beneficiadas diretamente pela obra, que ainda não tem data definida para começar ou ser concluída.
Para viabilizar o projeto, a Câmara Municipal aprovou em junho uma ampla reestruturação do sisrema viário nos distritos do Grajaú e da Cidade Dutra. Essa etapa é considerada fundamental para integrar a ponte a outras vias importantes da região e evitar sobrecarga no trânsito local.
A proposta inclui não apenas a construção da ponte, mas também um conjunto completo de novas vias e acessos. A ideia é criar alternativas para os motoristas e reduzir o tempo de deslocamento de quem depende do transporte público.
A futura ligação foi dimidiva em três segmentos para facilitar a execução:
A travessia sobre a represa será o ponto central do empreedimento, conectando bairros que hoje têm rotas longas e congestionadas, segundo A Gazeta de SP.
O projeto também prevê a criação de ciclovias ao longo do novo sistema viário, incentivando o uso de meios de transporte sustentáveis e não poluentes.
Além disso, haverá integração direta com corredores e faixas exclusivas de ônibus, além de conexões com o Terminal Grajaú e Linha 9-Esmeralda da CPTM. Essa medida deve facilitar o deslocamento de moradores dos bairros Jardim das Gaivotas, Parque Cocaia, Cantinho do Céu e arredores rumo ao centro da capital.
Maestro João Carlos Martins faz concerto gratuito no MASP; veja como assistir
De Bolsonaro a Temer: veja onde presidentes brasileiros cumpriram pena