Política
Publicado em 18/07/2025, às 18h05 Foto: Divulgação/Secretaria de Estado da Saúde (SES) Marcela Guimarães
Ao falar em cirurgias plásticas, é normal imaginar procedimentos estéticos feitos por escolha pessoal, mas muitas possuem um papel importante na saúde física e mental dos pacientes.
Em muitos casos, essas cirurgias são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que disponibiliza vários procedimentos com fins reparadores ou funcionais para pessoas que passam por dores, dificuldades físicas ou traumas.
Conheça algumas das principais intervenções oferecidas que foram listadas pelo portal VLV:
Muito além da estética, esse procedimento é indicado para mulheres que sofrem com o peso excessivo das mamas, que pode causar dores, má postura e até dificuldades para respirar. Quando há indicação médica, o SUS realiza a cirurgia de forma gratuita.
Mulheres que passaram por mastectomia em razão do câncer de mama possuem direito à reconstrução das mamas pelo SUS. A cirurgia é considerada parte do processo de recuperação física e mental da paciente.
Laqueadura (em mulheres) e vasectomia (em homens) são procedimentos oferecidos para quem opta por não ter mais filhos. Eles são realizados gratuitamente e fazem parte das cirurgias mais procuradas no sistema público.
A abdominoplastia, que remove o excesso de pele e gordura da região abdominal, é oferecida pelo SUS para quem passou por grandes perdas de peso.
A própria bariátrica é indicada em casos de obesidade grave, quando o paciente não consegue emagrecer de forma “natural” e apresenta riscos à saúde.
O SUS também cobre cirurgias importantes para a aparência física e estética. É o caso da correção de fissura labiopalatina (malformação congênita que afeta fala e alimentação) e das cirurgias reconstrutivas em vítimas de acidentes, que ajudam a trazer de volta funções e/ou aparência de membros ou do rosto.
Lesões na pele, como tumores e câncer de pele, também podem ser removidas quando afetam a saúde ou causam grandes impactos visíveis.
A correção das chamadas “orelhas de abano” pode ser feita principalmente em crianças, quando existe impacto social ou psicológico. Adultos também podem ter acesso ao procedimento.
Por mais que não seja uma cirurgia plástica, a operação de catarata está entre as mais feitas no Brasil e é outro exemplo de intervenção disponibilizada gratuitamente pelo SUS. Ela devolve a visão ao paciente por meio da substituição do cristalino por uma lente artificial.
Para realizar qualquer um desses procedimentos pelo SUS, é necessário ter uma indicação médica que justifique a necessidade, como problemas de saúde, questões reparadoras e cirurgias de esterilização.
Entenda como funciona a tornozeleira eletrônica usada por Jair Bolsonaro
Trump quer mudar receita da Coca-Cola; veja o pedido inusitado do presidente dos EUA