Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 21/10/2025, às 23h40 - Atualizado às 23h41
Lançado recentemente no Brasil, o Galaxy S25 FE chegou com a promessa de ser o grande sucessor do S24 FE, mantendo a mesma proposta de alto desempenho por um preço mais acessível.
Para a infelicidade dos fãs da marca sul-coreana, testes realizados pelo Android Authority mostraram que o novo modelo ficou atrás do antecessor em vários pontos.
Apesar de ambos os aparelhos contarem com a mesma arquitetura de CPU e GPU, há uma diferença importante: o Galaxy S25 FE tem o núcleo Cortex-X4 operando a 3,21 GHz, contra 3,11 GHz do S24 FE. Em teoria, isso deveria garantir mais velocidade, mas, na prática, aconteceu o oposto.
O aumento na frequência do chip parece ter piorado o controle térmico do aparelho. Durante os testes, o S25 FE apresentou superaquecimento e perda de performance, mantendo sua estabilidade entre apenas 59% e 66% do tempo. Já o modelo anterior conseguiu operar de forma consistente em até 72% das medições.
Essa perda de estabilidade sugere que o clock mais alto do processador está provocando aquecimento excessivo, o que força o sistema a reduzir o desempenho para evitar danos.
Especialistas apontam que uma atualização de software poderia corrigir o problema; entretanto, como consequência, o desempenho geral poderia cair.
O site TudoCelular realizou testes adicionais e relatou que o novo S25 FE também apresenta autonomia de bateria inferior à do modelo anterior.
A principal suspeita é novamente a falta de otimização da interface One UI, que pode estar contribuindo tanto para o consumo elevado quanto para o aquecimento do smartphone.
Apesar das polêmicas, o Galaxy S25 FE já está disponível no Brasil com preço inicial de R$ 5.499. A Samsung oferece desconto de até R$ 2.000 na troca de aparelhos usados de qualquer marca e condições especiais de parcelamento para clientes Itaú.
Classificação Indicativa: Livre