Política

Tarcísio de Freitas se pronuncia sobre prisão de Bolsonaro; saiba o que ele disse

Governador de SP criticou a decisão do STF e reforçou apoio a Jair Bolsonaro, preso preventivamente pela Polícia Federal neste sábado (22)  |  Foto: Governo do Estado de São Paulo.

Publicado em 22/11/2025, às 14h08   Foto: Governo do Estado de São Paulo.   Bianca Novais

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), classificou como “injustiça” a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), detido na manhã deste sábado (22), em Brasília, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A declaração, divulgada horas após a operação, reacendeu tensões no cenário político e mobilizou aliados do ex-presidente. As informações são do g1.

A detenção, feita pela Polícia Federal (PF), ocorre em meio ao avanço de investigações que miram o entorno do ex-chefe do Executivo e amplia a pressão institucional sobre seu grupo político.

Tarcísio afirmou que seguirá “firme ao lado” de Bolsonaro e que considera irresponsável “tirar um homem de 70 anos de sua casa, desconsiderando seu grave estado de saúde”.

O comentário reforça o alinhamento do governador ao ex-presidente, em um momento decisivo para a direita brasileira, que ainda busca um representante para disputar as eleições presidenciais de 2026.

A fala de Tarcísio rapidamente repercutiu entre apoiadores e opositores. Para analistas, a manifestação pública do governador pode influenciar futuros movimentos dentro da ala conservadora da política brasileira, que busca recompor sua base após novos desdobramentos judiciais envolvendo Bolsonaro.

O que Tarcísio de Freitas disse sobre a prisão de Jair Bolsonaro?

Abaixo, leia a íntegra do posicionamento de Tarcísio:

"Jair Bolsonaro tem enfrentado todos os ataques e todas as injustiças com a firmeza e a coragem de poucos. Tirar um homem de 70 anos da sua casa, desconsiderando seu grave estado de saúde e ignorando todos os apelos provenientes das mais diversas fontes, todos os laudos médicos e evidências, além de irresponsável, atenta contra o princípio da dignidade humana. Bolsonaro é inocente e o tempo mostrará. Seguimos firmes ao seu lado e lutaremos para que essa injustiça seja reparada o quanto antes."

Por que Bolsonaro foi preso hoje?

Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente na manhã deste sábado (22), após o Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatar pedido da Polícia Federal (PF). A informação é do g1.

A solicitação foi feita após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar apoiadores para uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente na noite da última sexta-feira (21).

Foi comunicado ao STF, pelo Centro de Monitoração Integrada do Distrito Federal, uma violação da tornozeleira eletrônica de Bolsonaro às 0h28 deste sábado e, por isso, a prisão é uma medida cautelar, sem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado.

Classificação Indicativa: Livre


TagsTarcísio de FreitasPrisãoJair bolsonaro

Leia também


Polícia Federal prende Jair Bolsonaro em Brasília neste sábado (22)


Surto de pneumonia em SP: veja quem pode tomar a vacina pelo SUS