Política

Polícia Federal prende Jair Bolsonaro em Brasília neste sábado (22)

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.
Prisão preventiva de Jair Bolsonaro foi uma decisão do Ministro do STF Alexandre de Moraes e não tem relação com a condenação por tentativa de golpe  |   BNews SP - Divulgação Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.
Bianca Novais

por Bianca Novais

[email protected]

Publicado em 22/11/2025, às 09h15



Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente na manhã deste sábado (22), após o Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatar pedido da Polícia Federal (PF). A informação é do g1.

Por que Bolsonaro foi preso hoje?

A solicitação foi feita após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar apoiadores para uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente na noite da última sexta-feira (21).

Foi comunicado ao STF, pelo Centro de Monitoração Integrada do Distrito Federal, uma violação da tornozeleira eletrônica de Bolsonaro às 0h28 deste sábado e, por isso, a prisão é uma medida cautelar, sem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado.

Além do elevado risco de fuga representado pela violação notificada, a vigília também foi um fator na determinação do Ministro do STF. Na decisão, ele afirma que a movimentação "indica a possível tentativa de utilização de apoiadores [de Bolsonaro para] obstruir a fiscalização das medidas cautelares e da prisão domiciliar”.

Para Moraes, os dois fatos são fortes indicativos de que o ex-presidente poderia romper a tornozeleira eletrônica e se beneficiar da “confusão causada pela manifestação convocada por seu filho".

“Rememoro que o réu, conforme apurado nestes autos, planejou, durante a investigação que posteriormente resultou na sua condenação, a fuga para a embaixada da Argentina, por meio de solicitação de asilo político”, o Ministro justificou a cautela no texto.

Outro argumento citado na determinação judicial foi a proximidade do condomínio onde Bolsonaro mora, em Brasília, ao Setor de Embaixadas Sul. Os 13 quilômetros que separam os locais podem ser percorridos em 15 minutos de carro, segundo Moraes.

Como foi a prisão de Bolsonaro?

Às 6h da manhã deste sábado, a Polícia Federal deteve Bolsonaro, que reagiu com calma. Sua esposa, Michelle Bolsonaro, não estava no local com ele.

O comboio chegou à sede da PF às 6h35 e, após trâmites iniciais, o ex-presidente foi levado à "Sala de Estado" da Superintendência, onde autoridades aguardam o finalização dos processos.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp