Política
Publicado em 09/12/2025, às 08h50 Foto: Reprodução/Agência Brasil Fernanda Montanha
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), falou pela primeira vez, nesta segunda-feira (8), sobre a decisão de Jair Bolsonaro (PL) de apontar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como seu nome para a corrida presidencial de 2026. O anúncio do ex-presidente causou forte repercussão política e econômica na semana passada.
Segundo Tarcísio, a escolha partiu diretamente de Bolsonaro e foi comunicada por Flávio durante encontro no Palácio dos Bandeirantes na sexta-feira (5). O governador afirmou que a lealdade ao ex-presidente permanece “inegociável” e que o senador contará com seu apoio.
“Ele explicou que foi essa a decisão do presidente Bolsonaro, e é isso. Flávio assume uma grande responsabilidade e se soma aos principais nomes da oposição”, declarou.
A indicação do senador surpreendeu setores do mercado financeiro e integrantes do Centrão, que vinham estimulando o nome de Tarcísio para a disputa nacional. Logo após o anúncio, a Bolsa recuou 4% e o dólar disparou, movimentos atribuídos à incerteza criada com o novo cenário.
Desta vez, ao contrário de declarações anteriores, Tarcísio evitou reafirmar que concorrerá à reeleição em São Paulo. A fala ocorreu durante agenda em Diadema, que comemorou 66 anos e inaugurou uma nova unidade de saúde.
Depois de confirmar que foi escolhido pelo pai para disputar o Planalto, Flávio Bolsonaro passou o fim de semana enviando sinais contraditórios. Em um momento, sugeriu que poderia desistir caso a elegibilidade de Bolsonaro estivesse em jogo. No dia seguinte, voltou atrás e classificou sua pré-candidatura como “irreversível”.
Questionado se o senador seria o nome mais forte do campo bolsonarista, especialmente diante de pesquisas que colocam Tarcísio à frente, o governador respondeu que ainda é cedo para qualquer conclusão: “Vamos avaliar com o tempo. Há um período de maturação”, disse.
Em entrevista ao Metrópoles, Flávio afirmou que entende a preferência de alguns setores, mas garantiu que o plano econômico será “previsível, estável e voltado ao povo brasileiro”, com apoio de “pessoas muito sérias” na articulação política. Tarcísio, porém, não comentou a reação do mercado às declarações do senador.
Como está a Miss Jamaica? Veja atualização do estado de saúde após a queda
"A Fazenda 17": quem Dudu Camargo deve indicar? Nome já circula na sede