Política
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) definiu quem ocupará a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo a partir dos próximos dias. O escolhido é Osvaldo Nico Gonçalves, atual secretário adjunto e um dos nomes mais experientes da Polícia Civil paulista. A nomeação deve ser oficializada na segunda-feira (1º), segundo apuração da CNN Brasil, e marca uma transição planejada desde o início da gestão.
A mudança ocorre após a saída de Guilherme Derrite (PP-SP), que deixou o cargo neste mês para retomar definitivamente o mandato de deputado federal e se dedicar à relatoria do PL Antifacção, além de fortalecer sua pré-candidatura ao Senado em 2026.
A escolha de Nico já era considerada natural internamente. Além de ser o número dois da pasta desde 2023, ele sempre foi o nome de confiança de Derrite e o preferido para dar continuidade ao trabalho iniciado na atual gestão. Nos bastidores, foi o próprio Derrite quem articulou a ascensão do delegado ao comando da secretaria, defendendo seu protagonismo desde o início.
Segundo informações do UOL, Nico Gonçalves construiu uma carreira sólida na Polícia Civil, onde ingressou em 1979. Foi delegado-geral da corporação, chefiou o Deic, liderou o Garra e o Grupo Especial de Resgate e participou da fundação do histórico GOE, um dos mais importantes grupos táticos da polícia paulista. Sua trajetória também inclui a liderança do Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas).
Tarcísio ainda avaliou outros nomes, como o do secretário de Administração Penitenciária, Marcello Streifinger. Contudo, partiu do ponto que Nico Gonçalves representa estabilidade e continuidade para uma área considerada prioritária no governo.
Com a nomeação, o delegado assume o desafio de manter as políticas em andamento, fortalecer ações estratégicas e dar sequência ao planejamento que vinha sendo conduzido pela gestão anterior.
Classificação Indicativa: Livre