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Turismo em SP já movimenta bilhões: vereador revela planos para os próximos anos

Capital paulista se consolida como destino de cultura, lazer e grandes eventos, e já atrai turistas de todo o mundo com museus lotados, Carnaval de rua e novas propostas para os próximos anos  |  Foto: Allan Paiva/Câmara Municipal de São Paulo

Publicado em 03/09/2025, às 08h44   Foto: Allan Paiva/Câmara Municipal de São Paulo   Marcela Guimarães

O turismo em São Paulo tem se consolidado como uma grande fonte de geração de renda e movimentação econômica.

Quem reflete esse crescimento é o vereador Gilberto Nascimento Jr. (PL), presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal, que já está em seu terceiro mandato e acumula quase 200 projetos de lei criados ou coassinados, com cerca de cem aprovados.

Além das pautas sociais que marcam sua atuação, como defesa da vida, da família, da proteção a crianças, adolescentes e grupos vulneráveis, ele foca em soluções para potencializar o setor turístico da capital entre 2025 e 2028.

Foto: Allan Paiva/Câmara Municipal de São Paulo

Crescimento visível

Em entrevista para o BNews São Paulo, o vereador apontou que o cenário atual mostra que São Paulo deixou de ser apenas destino de negócios para atrair cada vez mais visitantes interessados em cultura, lazer e entretenimento.

“É uma economia que São Paulo não tinha muito essa visão, e ela começou de uns quatro a cinco anos para cá. Vemos isso pelos números que o próprio setor hoteleiro passa. Antigamente, eles tinham os finais de semana vazios; hoje, eles têm cerca de 70 a 80% de ocupação nos finais de semana”, afirmou ele.

Outra linha do setor de hospedagem que também ganha destaque é a disputa entre hotéis e o crescimento de plataformas como o Airbnb, que fortalecem ainda mais a procura.

Turismo em números

Esse movimento fica visível no aumento da procura por atrações como o Masp e o Museu do Ipiranga, este último já apresentando agendas de visitas lotadas com bastante antecedência. “São pequenos pontos que fomentam a visita das pessoas. Tudo acaba passando pela oportunidade de as pessoas virem mais para São Paulo”.

Outro exemplo é a temporada do Carnaval de rua que, de acordo com o vereador, traz 11 vezes mais retorno financeiro que o Sambódromo do Anhembi, com mais segurança após a chegada do Smart Sampa e mais interesse com as grandes atrações nos blocos.

Foto: Allan Paiva/Câmara Municipal de São Paulo

Além do futebol

Um dos pontos defendidos por ele é a reativação de grandes eventos esportivos na capital paulista.

“Existem grupos interessados [em investir] e eu defendo isso, que é a questão do Estádio da Portuguesa, tanto dele quanto do ginásio. Se você for parar para pensar, hoje, nós não temos mais nenhuma final de basquete, de vôlei e nem de tênis na capital, e nós somos a cidade do Brasil que mais tem capacidade hoteleira, que mais tem restaurantes”, destacou.

O vereador também cita a importância da realização de eventos internacionais, como o jogo entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs na Neo Química Arena na próxima sexta-feira (5).

“Trazer outro jogo da NFL para o Brasil facilita muito. Se for pegar a própria NBA ou a Copa do Mundo, eles saíram e não estão somente nas televisões. Eles sabem que uma nova geração está nas redes”, explicou.

“Você vê também que é uma mudança geracional e que eles precisam alcançar esse público. Isso foi enxergado pela NFL e pelo município de São Paulo de abrir as portas e organizar e colocar dinheiro, porque a gente sabe do resultado [com o futebol americano]. Foi grande sucesso da outra vez e está sendo novamente. Se você for entrar para comprar [ingressos], não tem mais”.

Identidade cultural nos bairros

Outro caminho defendido pelo vereador do PL é valorizar a identidade cultural de diferentes regiões da cidade.

“Uma das coisas que eu defendo é que a gente caracterize melhor os bairros e as regiões, igual foi feito, por exemplo, na Liberdade”, pontuou. “Onde tem a concentração maior de famílias portuguesas em São Paulo é na Vila Maria. A gente pode legislar para fazer essa caracterização em mais regiões, assim como tem os alemães no Brooklin”.

Potencial turístico da Zona Norte

Ele enxerga oportunidades ainda pouco exploradas nas áreas mais afastadas do Centro, principalmente na Zona Norte.

“Eu acho que dos principais desafios e oportunidades está na Zona Norte de São Paulo, onde a gente poderia ter mais estruturas tanto de hotelaria quanto de passeio. A Serra da Cantareira é a maior floresta metropolitana do mundo e está dentro de São Paulo”, disse o vereador.

“Na Zona Sul, em Parelheiros, por exemplo, nós temos um polo ecoturístico. Eu acho que hoje, se você for pensar em turismo, o que falta ainda na Zona Norte é isso”.

Novas propostas

Para Gilberto Nascimento Jr., é possível ampliar ainda mais a vida noturna de São Paulo, mas de forma estruturada e planejada.

“Não é toda a cidade que você vai ter o [programa] Rua 24 Horas, mas talvez a gente consiga fazer esse estudo em cada bairro. A gente estuda, por exemplo, a região de Santana. Precisamos criar ferramentas como segurança e iluminação, que vão garantir o sucesso. Precisamos de espaço para a questão gastronômica e o comércio”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre


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