Política
Publicado em 22/01/2026, às 20h00 Foto: Sergio Barzaghi/SECOM Marcela Guimarães
Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura de São Paulo inaugurou o Parque Municipal Fazenda da Juta, em Sapopemba, na zona leste da capital paulista.
O espaço se torna o 121º parque da cidade e ocupa uma área de alta relevância ambiental. Lá, nascentes, córregos e espécies nativas da fauna e da flora foram preservados. O investimento ultrapassou R$ 13 milhões.
Planejado em um local antes degradado, o parque foi pensado com foco em soluções sustentáveis.
Inspirado no conceito de “parque esponja”, o projeto prioriza a absorção e infiltração da água da chuva, ajudando a diminuir o número de alagamentos e proteger os recursos hídricos.
Passarelas elevadas preservam a permeabilidade do solo e cuidam dos trechos de mata.
A construção segue o mesmo princípio ambiental, com uso de tetos verdes e materiais que favorecem o conforto térmico e a integração com a paisagem.
Todo o projeto respeita o Código Florestal Federal, mantendo nascentes e outros elementos naturais da área.
Nesta primeira etapa, foram entregues 66 mil m² com áreas de lazer, como parquinhos, academia ao ar livre, sanitários, fraldários, mirantes e arquibancada.
Uma segunda fase, ainda em construção, deve contar com a ampliação do parque para 122 mil m².
O espaço conta com uma rica biodiversidade, com registro de 25 espécies de aves e 93 espécies de plantas, a maioria nativa do município.
A comunidade acompanhou todo o processo por meio do conceito de “canteiro aberto”, que garantiu transparência e participação dos moradores da região.
Durante a inauguração, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) destacou a recuperação ambiental da área e celebrou a entrega do 13º parque de sua gestão.
Já o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi (PL), ressaltou que o Parque Municipal Fazenda da Juta também contribui para a mobilidade local e para o sistema de drenagem urbana, ajudando no enfrentamento das chuvas.
Frio fora de época marca recorde de baixas temperaturas em SP; veja quando volta o calor
Free flow: pedágio da Via Dutra terá tarifa dinâmica e multa; veja mudanças