Entretenimento

“Invocação do Mal 4”: conheça a história real que inspirou o filme

Foto: Divulgação/Warner Bros
“Invocação do Mal 4” estreia nos cinemas brasileiros no dia 4 de setembro de 2025; veja o que está por trás do enredo de terror  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Warner Bros
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 01/08/2025, às 15h57



Invocação do Mal 4” estreia nos cinemas brasileiros no dia 4 de setembro de 2025. Antes de conhecerem a história, muitos fãs ficaram na dúvida se o caso retratado é baseado em fatos reais.

A resposta é sim, de acordo com os próprios investigadores paranormais que retratam as histórias da saga.

De acordo com o trailer divulgado na última quinta-feira (31), o novo filme de terror é inspirado no que Ed e Lorraine Warren classificaram como o caso mais complexo de suas vidas: a assombração da família Smurl.

História dos Smurls

O caso teria ocorrido em West Pittston, na Pensilvânia (EUA), entre 1974 e 1989. Jack e Janet Smurl alegaram ter vivido por 15 anos com uma entidade demoníaca que os aterrorizava desde que se mudaram para a nova casa.

Ainda de acordo com relatos, o fenômeno envolvia sons inexplicáveis, odores ruins e eventos violentos.

O suposto demônio teria jogado um cachorro contra a parede, empurrado uma das filhas do casal da escada e cometido agressões físicas e sexuais contra membros da família em diferentes situações.

Ao investigar o local, Ed e Lorraine Warren afirmaram ter presenciado a formação de uma “massa escura” dentro da residência, além de sentirem quedas bruscas de temperatura. Mesmo com meses de trabalho e análise, os dois nunca conseguiu solucionar o caso.

Sucesso desde 2013

A franquia começou em 2013 e conquistou o público com as investigações paranormais lideradas por Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga).

No primeiro filme, o casal ajuda uma família que diz estar sendo atormentada por uma entidade em sua fazenda.

O segundo filme, lançado em 2016, mostra o casal enfrentando espíritos em uma casa com uma mãe solteira e seus quatro filhos.

Invocação do Mal 3 (2021) se baseia em um caso de assassinato em que o autor do crime alegou estar possuído por um demônio.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp