Entretenimento

Carro raro de Ayrton Senna vai a leilão e deve ultrapassar valor milionário

Foto: Divulgação/RM Sotheby
O veículo atrai interesse de colecionadores de automobilismo do mundo inteiro e admiradores do piloto Mercedes de Senna: leilão histórico na London Motor Week  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/RM Sotheby
Bianca Rossi

por Bianca Rossi

[email protected]

Publicado em 01/10/2025, às 16h32



O icônico Mercedes Benz 190 E 2.3-16 de Ayrton Senna será leiloado no dia 1º de novembro de 2025, durante a London Motor Week, no leilão da RM Sotheby's.

O veículo é um fragmento do início da trajetória do brasileiro na Fórmula 1 e se tornou um item altamente estimado entre os admiradores do tricampeão mundial.

A vitória na Corrida dos Campeões

O modelo foi utilizado por Senna na Corrida dos Campeões, evento comemorativo da inauguração do novo traçado GP-Strecke, na Alemanha, em 12 de maio de 1984. Na ocasião, mesmo tendo disputado apenas quatro corridas na Fórmula 1, enfrentou 20 pilotos renomados — entre eles nove campeões mundiais — e venceu debaixo de chuva, reforçando ainda mais sua persistência. Com o carro número 11, seu talento e nível de proficiência ficaram em evidência para o mundo.

A repercussão foi tão expressiva que Ayrton Senna decidiu adquirir um exemplar do Mercedes Benz 190 E 2.3-16 para uso pessoal em outubro de 1985. O brasileiro utilizou o carro habitualmente durante dois anos, mas acabou vendendo-o pouco antes de se mudar para Mônaco.

Carro histórico e valorizado

Com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e velocidade máxima de 230 km/h, o veículo impressiona tanto por seu desempenho quanto por seu valor: avaliado entre £220.000 e £250.000, o equivalente a R$ 1,5 milhão a R$ 1,75 milhão.

Documentos de fábrica mostram que o carro, de cor Smoke Silver Metallic, teve um desconto especial no processo de compra e foi levado da Alemanha por Senna até sua casa em Surrey, na Inglaterra. Atualmente, o hodômetro registra cerca de 247 mil km, e a documentação inclui notas de serviços desde a época em que esteve com o piloto.

No Grande Prêmio da Austrália, em 2016, Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial e fã declarado de Senna, posou ao lado do carro.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags carros