Entretenimento
por Marcela Guimarães
Publicado em 21/07/2025, às 18h26
Uma reforma comum em uma casa antiga acabou trazendo novidades. Um casal da zona sul de São Paulo, que começou as obras em um imóvel comprado no bairro de Santo Amaro, se deparou com uma adega cheia de garrafas de vinho que estavam ali desde a década de 1970.
Neia Cabral e o marido, Sérgio, só notaram o espaço quando o engenheiro da obra perguntou sobre um ambiente marcado como “cave” na planta da casa. Localizado sob a garagem, o cômodo parecia ser um velho depósito. A surpresa veio quando descobriram dezenas de garrafas empoeiradas.
“Os rótulos estão intactos, as rolhas também. Só está tudo muito sujo”, contou Neia em vídeo publicado no TikTok, onde mostrou imagens do local. Ela ainda brincou durante a gravação: “É uma adega, não é? Como é o nome disso?”. Até mesmo morcegos visitavam o cômodo misterioso.
O antigo dono chegou a ter mencionado a existência da “cave”, mas o casal não imaginava que encontraria uma adega completa. A atenção só chegou três meses depois do início da reforma. A princípio, o casal queria ampliar a garagem no local, mas mudou de ideia após a descoberta.
O imóvel, que é um sobrado grande mas abandonado, estava à venda. A proximidade com o antigo endereço e o potencial da casa motivaram o casal. “Vimos que era uma oportunidade. O dono anterior era uma pessoa idosa e a casa estava muito deteriorada, sem manutenção”, explicou Neia ao UOL.
Neia e Sérgio decidiram tomar conta da reforma por conta própria. “O engenheiro entrou para cuidar do projeto e das autorizações, mas a gente fez muita coisa. Contratamos pedreiros, gesseiro, eletricista, tudo separado. Assim ficou mais em conta”, disse.
A reforma do imóvel também teve impacto positivo na vizinhança. Antes da reforma, o mato alto e a falta de manutenção causavam incômodo. “Eles [vizinhos] ficaram felizes com a mudança. Sempre dizem que a casa precisava dessa atenção há muito tempo”, apontou a nova dona.
Apesar da repercussão nas redes e do interesse de possíveis compradores, o casal segue cauteloso em relação às garrafas. Neia afirmou que, por enquanto, a venda ou avaliação dos vinhos ainda não está nos planos. “Não estamos com pressa. Vamos esperar e entender melhor antes de qualquer decisão”. Veja o vídeo:
@minhacasaminhaobra O que fazer com esses vinhos?? 🧐. . . . Google: Por definição adega é o local onde se conserva em barris, garrafas ou barricas. Também chamado de cave. Imagina-se que a origem venha da palavra francesa cave, que significa lugar especial da casa.
♬ som original - minhacasaminhaobra
Classificação Indicativa: Livre