Entretenimento

“Os Donos do Jogo”: quem são as irmãs gêmeas que inspiraram a série?

Foto: Divulgação/Netflix
Sucesso no streaming, série faz referência com disputa real entre as herdeiras Shanna e Tamara Garcia, que na série são as personagens Suzana e Mirna  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Netflix
Ana Caroline Alves

por Ana Caroline Alves

[email protected]

Publicado em 17/11/2025, às 13h27 - Atualizado às 13h28



“Os Donos do Jogo”, lançada no fim de outubro na Netflix, se tornou o conteúdo mais assistido pelos brasileiros. A trama, centrada no universo do jogo do bicho no Rio de Janeiro, explora intrigas familiares, violência e a luta por poder, temas também abordados no documentário “Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho” (2023), do Globoplay. 

Entre os elementos que mais chamam atenção, está a referência clara entre as personagens Suzana e Mirna, interpretadas por Giullia Buscacio e Mel Maia, e a história das herdeiras reais Shanna e Tamara Garcia.

Na série, Suzana e Mirna são filhas de Jorge Guerra (Roberto Pirillo), um dos grandes chefes do jogo do bicho. As irmãs travam uma disputa pela sucessão do pai. Suzana utiliza seu casamento com o ex-lutador de MMA Búfalo (Xamã) como forma de manter influência dentro do crime organizado. Mirna, por outro lado, enfrenta a resistência do ambiente machista ao tentar modernizar e profissionalizar os negócios da família.

“Os Donos do Jogo”
“Os Donos do Jogo” (Foto: Divulgação/Netflix)

Herdeiras do clã Garcia enfrentam disputa violenta na vida real

Na vida real, as gêmeas Shanna Garcia e Tamara Harrouche Garcia Lopes também são protagonistas de uma história marcada por conflitos de poder. As duas são filhas de Waldomiro Paes Garcia, o Maninho Garcia, figura central do jogo do bicho no Rio, assassinado em 2004. Desde então, a disputa pela herança do império se tornou pública e, em diversos momentos, violenta.

Shanna chegou a acusar o ex-marido de Tamara, Bernardo Bello, de desviar pontos de jogo da família e de ser o mandante de um atentado que sofreu em 2019. O episódio ganhou repercussão nacional e reforçou a imagem de tensão permanente no clã Garcia.

Ficção e realidade 

Segundo a Veja, apesar das semelhanças, o criador e diretor da série, Heitor Dhalia, afirma que nenhum personagem é retratação direta de figuras reais. Segundo ele, o roteiro combina elementos e características de várias pessoas ligadas ao universo do jogo do bicho, criando perfis ficcionais, ainda que inspirados em histórias documentadas.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp