Entretenimento

Essa é a cor que mais representa a tristeza, segundo a psicologia

Foto: Freepik
A psicologia das cores revela como certas tonalidades estão ligadas à tristeza e influenciam o comportamento emocional de cada um  |   BNews SP - Divulgação Foto: Freepik
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 15/07/2025, às 08h12



A psicologia das cores estuda como diferentes tonalidades conseguem afetar nossas emoções, decisões e comportamentos. Um detalhe curioso dessa área é o padrão de cores escolhidas por pessoas que estão em estados emocionais mais fragilizados.

Com base em observações clínicas e dados de pesquisas, o portal Estado de Minas apontou que esse fenômeno pode ser visto como uma boa ferramenta para entender expressões “ocultas” de tristeza.

Psicólogos afirmam que as cores funcionam como um tipo de espelho emocional. Muitas vezes, uma preferência por certa tonalidade pode ser o reflexo de sentimentos internos, mesmo sem perceber.

Por isso, terapeutas costumam levar em consideração o uso de cores em roupas, objetos ou ambientes como parte da leitura emocional de alguém.

Cor que mais expressa tristeza

Entre todas as cores, o azul é o que mais aparece para representar a tristeza. Essa associação é reconhecida tanto em estudos quanto na linguagem cultural. Expressões como “feeling blue”, no inglês, ajudam a provar esse ponto de melancolia.

Especialistas afirmam que pessoas tristes tendem a escolher o azul com mais frequência em testes projetivos, preferências normais e até em contextos criativos, como pintura e escrita.

Isso não é coincidência. Tons frios trazem a ideia de silêncio, introspecção e desaceleração emocional, sensações que se conectam ao estado de espírito que a tristeza provoca.

Na música, no cinema e na literatura, o azul costuma estar presente para retratar momentos de solidão ou saudade.

Desde 2022, estudos internacionais mostram que indivíduos com maior sensibilidade emocional se sentem mais confortáveis em ambientes com tons azulados do que em locais com cores mais intensas (como amarelo ou vermelho).

Nem todo azul é igual

Por mais que o azul esteja bastante ligado à tristeza, diferentes tons dão respostas distintas. O azul-escuro, por exemplo, pode remeter à solidão e à quietude.

Já o azul-claro, mesmo causando uma conexão com a introspecção, tem relação com alívio emocional ou sensação de leveza.

É importante lembrar que interpretações de cor não são universais e podem variar de acordo com o contexto. No Brasil, por exemplo, o azul pode representar tanto serenidade quanto momentos de recolhimento. Em ambientes terapêuticos, o uso da cor azul geralmente é recomendado com cuidado.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp