Entretenimento
Uma nova pesquisa da Universidade de Perugia, na Itália, revelou que uma fruta comum no dia a dia pode ter efeito protetor contra o câncer. De acordo com o estudo, publicado na revista Public Health Nutrition, o consumo diário de maçãs está associado à redução do risco de cinco tipos diferentes da doença: câncer de pulmão, intestino, boca, mama e sistema digestivo.
Antioxidantes da maçã são aliados na prevenção do câncer
O estudo se baseou em uma revisão de mais de 40 pesquisas anteriores. Os dados indicam que pessoas que comem maçã diariamente têm 25% menos chances de desenvolver câncer de pulmão. Segundo os autores, o interesse pela fruta se deve ao seu amplo consumo e à sua composição rica em antioxidantes.
Essas substâncias combatem os radicais livres moléculas instáveis que podem danificar o DNA e favorecer o surgimento de tumores. A maçã contém vitamina C, vitamina A e quercetina, compostos com ação antioxidante, anti-inflamatória e antialérgica.
Além da ação anticâncer, a maçã também ajuda a melhorar a saúde da voz. De acordo com a fonoaudióloga Gisele Gasparini, a mastigação da fruta estimula os músculos da face e limpa secreções que atrapalham a vibração das pregas vocais. A saliva também fica mais fluida, o que facilita a articulação das palavras.
Fácil de encontrar o ano todo e prática de carregar, a maçã pode ser uma forte aliada da saúde. Incluir uma unidade por dia na alimentação é uma atitude simples que pode trazer benefícios duradouros para o corpo e até para a voz.
Classificação Indicativa: Livre