Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 21/05/2025, às 11h10
A cebola é um dos ingredientes mais utilizados nas receitas salgadas, pois trazem um sabor extra às refeições. Ainda que seja muito aclamada na gastronomia, esse item não é muito simples de preparar, pois traz lágrimas ao rosto de quem o corta.
Longe de ser apenas uma tristeza, a explicação é científica. O choro acontece por conta da liberação de um líquido que evapora facilmente quando as camadas do vegetal são cortadas. Chamado de óxido de sin-propanethial-S, o contato dos olhos provoca a formação e a liberação das lágrimas.
Em um estudo inédito realizado pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, cientistas descobriram uma forma prática de não chorar cortando cebolas. O experimento foi publicado, mas a conclusão ainda não foi revisada por especialistas independentes.
No entanto, as análises mostram que a quantidade de lágrimas ao cortar as cebolas diminui quando são utilizadas facas mais afiadas. Isso porque lâminas não afiadas geram maior liberação do líquido que causa irritação aos olhos. Além disso, cortes lentos e controlados também podem ajudar.
Os autores da pesquisa ainda afirmaram que a descoberta em relação à cebola pode pode influenciar em diversas questões, como diminuir a propagação de patógenos transportados pelo ar na cozinha.
Classificação Indicativa: Livre