Entretenimento
O feriado prolongado da Consciência Negra deve provocar um dos maiores fluxos do ano nas rodovias de São Paulo. Segundo a Artesp, mais de 18 milhões de veículos circularão pelo estado entre 20 e 23 de novembro, impulsionando tanto o turismo quanto a lotação das estradas.
O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) projeta a movimentação de cerca de 2,1 milhões de pessoas, o que deve gerar um impacto financeiro de R$ 3,5 bilhões para o estado.
Com ocupação hoteleira prevista para ultrapassar 71%, chegando a 95% no Litoral Norte, a recomendação dos órgãos de trânsito é que os motoristas se programem para evitar períodos críticos nas principais vias, como citado pelo site G1.
As concessionárias já anunciaram operações especiais de monitoramento, reforço de equipes e suspensão de obras durante os horários de pico.
No Sistema Anchieta-Imigrantes, principal ligação com o litoral paulista, a previsão é de que mais de 600 mil veículos usem as pistas durante o feriado. A quinta-feira deve ser o ponto de maior atenção para quem desce a serra, especialmente entre 6h e 15h.
Já o retorno à capital tende a ficar congestionado no domingo, das 10h até a meia-noite, quando será adotada a Operação Subida. Situação semelhante é esperada no Sistema Anhanguera–Bandeirantes, onde mais de 2,6 milhões de veículos são aguardados.

O pior momento para seguir rumo ao interior será na tarde de quarta-feira e na manhã de quinta. O fluxo mais intenso no sentido capital, novamente, deve ocorrer no domingo.
Castello-Raposo, Ayrton Senna/Carvalho Pinto, Dutra e Rio-Santos também terão trechos críticos em diferentes horários, formando um corredor de alta circulação para destinos litorâneos, serranos e do interior.
Equipes operacionais, pedágios e policiamento atuarão em regime ampliado, com monitoramento 24 horas para atender a demanda.
Classificação Indicativa: Livre