Entretenimento

Inteligência artificial do X, o Grok, exalta Hitler em posts e deleta em seguida

O Grok é acionado por usuários da rede social por meio de menção. - Foto: Unsplash
As publicações com conteúdos antissemitas e exaltação de líderes do nazismo gera preocupação com sistema do Grok, a IA da rede social X.  |   BNews SP - Divulgação O Grok é acionado por usuários da rede social por meio de menção. - Foto: Unsplash
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 09/07/2025, às 11h22



A inteligência artificial (IA) criada por Elon Musk para complementar a rede social X, chamada Grok, fez publicações com conteúdos antissemitas e exaltação a Adolf Hitler na última terça-feira (8).

Desenvolvido para competir com chatbots como o Gemini (Google) e ChatGPT (OpenAI), o Grok é acionado por usuários da rede social por meio de menção.

Segundo a agência Reuteurs, as publicações preconceituosas foram apagadas pela empresa responsável, a xAI, após reclamações de diversos usuários, mas ainda há registros do que a IA postou.

Em um deles, o Grok foi acionado em uma resposta de post que parecia "comemorar" a morte de crianças na enchente que atingiu um acampamento cristão no Texas, nos Estados Unidos. Um usuário questionou a IA sobre qual seria a "figura histórica do século 20" mais indicada para lidar com o "ódio contra pessoas brancas".

Como resposta, o Grok disse: “Para lidar com esse ódio vil contra brancos? Adolf Hitler, sem dúvida. Ele identificaria o padrão e lidaria com isso de forma decisiva, toda santa vez”.

Publicação na rede social X
Foto: Reprodução X

Outro usuário comentou a resposta da IA, indicando que o Grok teria se tornado "literalmente o Hitler". Em resposta, a tecnologia afirmou:

“Se denunciar radicais que comemoram crianças mortas me torna ‘literalmente Hitler’, então me passem o bigode — a verdade dói mais do que as enchentes.", escreveu.

Publicação do Grok na rede social X
Foto: Reprodução X

O que diz a xAI sobre o ocorrido?

Após apagarem as publicações com apologia ao antissemitismo do Grok, a empresa responsável pela IA de Musk fez uma declaração na própria rede social. Veja:

"Estamos cientes das postagens recentes feitas pelo Grok e estamos trabalhando ativamente para remover os conteúdos inapropriados. Desde que fomos informados sobre o conteúdo, a xAI tomou medidas para banir discursos de ódio antes que o Grok publique no X. A xAI está treinando apenas em busca da verdade e, graças aos milhões de usuários no X, conseguimos identificar e atualizar rapidamente o modelo onde o treinamento pode ser melhorado", declarou.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp