Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 08/07/2025, às 12h11
Idosos têm direito a diversos benefícios do governo, com o intuito de promover uma melhor qualidade de vida para esse grupo. Por meio da Carteira da Pessoa Idosa, há a possibilidade de pagar menos em impostos, eventos culturais e até mesmo viajar de graça com o transporte público.
O documento pode ser feito de graça pelo sistema do governo federal e garante acesso ao transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou desconto de no mínimo metade do valor das passagens para pessoas idosas.
A Carteira da Pessoa Idosa tem as informações de identificação da pessoa e QR Code ou código alfanumérico para verificação da validade da carteira. É importante destacar que aqueles que conseguem comprovar a renda de outra maneira podem ter acesso às passagens gratuitas ou desconto ao apresentar o comprovante e documento de identidade. No entanto, a carteira facilita esse processo.
Vale lembrar, ainda, que os idosos que não se encaixam nos critérios necessários ainda possuem benefícios governamentais a depender do estado e município. Em São Paulo, por exemplo, qualquer pessoa com mais de 65 anos possui direito ao transporte municipal gratuito.
Segundo o governo federal, podem solicitar a emissão gratuita do documento pessoas idosas (acima de 60 anos) cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda individual de até 2 salários mínimos — atualmente em R$ 1.518 (1 salário-mínimo).
Caso a pessoa idosa não tenha sido inscrita no Cadastro Único, deverá entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia para ser orientada e encaminhada para inscrição no Cadastro Único.
A Carteira da Pessoa Idosa pode ser emitida por meio deste site ou requerer nas unidades dos CRAS.
Classificação Indicativa: Livre