Entretenimento
por Marcela Guimarães
Publicado em 19/11/2025, às 15h15
Com a chegada do mês de novembro, os concursos de beleza já ficam vidrados em Bangkok, na Tailândia. É lá que será anunciada a nova Miss Universo, com candidatas de mais de 100 países para a 74ª edição do evento.
A coroação está marcada para o dia 21 de novembro (sexta-feira), às 8h no horário local (às 22h do dia 20, quinta-feira, no Brasil).
O cenário deste ano fez com que os “missólogos” se dividissem ao apontar as favoritas ao título. Entre os nomes mais citados nas páginas especializadas, como a Miss Universe Predictions, estão representantes de Guadalupe, Tailândia, Turks e Caicos e a brasileira Maria Gabriela Lacerda (veja lista abaixo).
A representante daqui aparece entre as mais fortes concorrentes. Já na Pageants Brasil, a brasileira é colocada diretamente no topo do ranking, seguida pelas misses de Guadalupe e Chile.
Por outro lado, a tradição também pesa na disputa. Países que historicamente se destacam no Miss Universo tendem a entrar naturalmente no radar.
Os Estados Unidos continuam sendo o país com mais vitórias, levando nove coroas ao longo das 74 edições. Na sequência, surge a Venezuela, com sete títulos, e Porto Rico, com cinco.
O Brasil, por mais que esteja sempre marcando presença entre as favoritas em diferentes anos, subiu ao lugar mais alto do pódio duas vezes: em 1963, com Ieda Maria Vargas, e em 1968, com Martha Vasconcelos.
No concurso passado, a dinamarquesa Victoria Kjaer Theilvig acabou surpreendendo ao conquistar a coroa mesmo sem estar entre as grandes apostas da temporada.
Na ocasião, a brasileira Luana Cavalcante chegou a ser apontada como uma candidata de forte potencial por conta da autenticidade e do “brilho de diva de cinema”, mas não garantiu a coroa.
Ver essa foto no Instagram
Classificação Indicativa: Livre