Entretenimento

Morango do amor: dentistas alertam sobre riscos para quem usa aparelho e prótese

Reprodução/ Instagram
O CFO alerta sobre os perigos do morango do amor para quem usa aparelho ortodôntico e prótese dentária.  |   BNews SP - Divulgação Reprodução/ Instagram
Gabriela Teodoro Cruz

por Gabriela Teodoro Cruz

[email protected]

Publicado em 29/07/2025, às 10h30



O morango do amor virou o verdadeiro queridinho dos brasileiros nos últimos dias não tem uma conversa nas redes sociais ou entre amigos que não fale sobre esse docinho. Com aquela cobertura caramelizada crocante, ele conquistou o paladar de muita gente, virando febre em festas, feiras e até na internet. É difícil passar um dia sem ver alguém compartilhando fotos, dicas de preparo ou comentando sobre essa delícia que já virou trend.

Reprodução/TikTok

Mas, assim como a maçã do amor, o caramelo é perigoso para os dentes, já vimos um caso em que uma mulher perdeu os dentes da frente experimento o doce. Veja a máteria completa

Reprodução/TikTok

Por isso, Conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou um alerta nesta segunda-feira (28) sobre os riscos que o morango do amor pode trazer para a saúde bucal, especialmente para quem usa aparelhos ortodônticos ou próteses dentárias. A sobremesa, que tem ganhado popularidade nas redes sociais recentemente, chama atenção por sua cobertura caramelizada, que pode prejudicar os dentes.

Mas, quais são os riscos de fraturas e cuidados necessários?

De acordo com especialistas, a camada dura de caramelo que envolve o morango pode ocasionar fraturas dentárias, principalmente em pessoas que possuem restaurações, como coroas ou obturações, principalmente nos dentes frontais. Para evitar danos, a recomendação é consumir a sobremesa começando pela parte mais fina do caramelo, utilizando os dentes incisivos com cuidado ou cortando a casca com uma faca. Na mastigação, o ideal é usar os dentes posteriores, que suportam melhor a pressão.

Prevenção contra a cárie após o consumo

Além do risco mecânico, os dentistas alertam para a possibilidade de cáries devido à grande quantidade de açúcar presente no doce. Para proteger os dentes, o CFO reforça a importância de uma boa higienização após o consumo, incluindo escovação e uso do fio dental para eliminar os resíduos e o caramelo que tende a aderir aos dentes. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp