Entretenimento
por Marcela Guimarães
Publicado em 01/10/2025, às 17h22
Uma trend para “alavancar” o sono esteve viralizando nas redes sociais. A moda da vez é fechar a boca com fita adesiva antes de dormir, técnica chamada de mouth taping.
Divulgada por influenciadores e até celebridades, a prática promete melhorar o sono, diminuir o ronco, combater o mau hálito e até afinar o contorno da mandíbula. Do outro lado, médicos alertam que os riscos superam os possíveis benefícios.
@maya.videodiary I know I need to buy actual mouth tape for this…
♬ MILLION DOLLAR BABY (VHS) - Tommy Richman
@tape_era How this tapes did it?????🫢🫢🙄🙄#mouthtape #viral #fyp #jawtransformation #fypシ #beforeandafter #mouthbreathing #sleephack #tiktokshop ♬ ac rexzvfx - 𝐅𝐔𝐁𝐀𝐑
De acordo com profissionais da saúde apontados pelo portal Terra, os estudos sobre a eficácia do mouth taping são limitados e não oferecem nenhuma comprovação.
Forçar a respiração apenas pelo nariz pode alterar a fisiologia natural do sono, provocar dores na mandíbula e até piorar distúrbios como a apneia.
Por mais que a respiração nasal seja a mais indicada em geral, bloqueá-la de um jeito forçado não é considerado seguro pelo ponto de vista da medicina.
O nariz funciona como uma barreira protetora, filtrando partículas de poeira e alérgenos antes que cheguem aos pulmões.
Respirar pela boca pode causar mau hálito, boca seca e intensificar o ronco, só que, em adultos saudáveis, isso raramente traz complicações sérias.
No lugar da fita adesiva, especialistas recomendam soluções simples e comprovadas para melhorar a respiração durante o sono.
Evite dormir de barriga para cima, reduza o consumo de álcool antes de deitar, procure um médico em casos de roncos frequentes ou suspeita de apneia e, quando necessário, utilize aparelhos bucais indicados por profissionais.
A hashtag #mouthtaping já conta com milhões de visualizações no TikTok, mas médicos destacam que a trend não tem embasamento científico.
Classificação Indicativa: Livre