Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 22/07/2025, às 17h03
A cantora Preta Gil, que morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de um câncer, possui um grande legado na música brasileira e no mercado de publicidade.
A herança da artista, estimada em mais de R$ 20 milhões, conta com quatro álbuns de estúdio, além de 271 gravações cadastradas no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). A agência de publicidade Mynd — de cultura digital, música, talentos e marketing de influência do Brasil —, fundada por Preta, também entra na lista de bens que serão repassados.
Segundo advogados consultados pelo O Globo, a herança de Preta Gil ficará sob administração de Francisco Gil, seu único filho e herdeiro direto.
Como a maior parte do seu legado são músicas, os direitos patrimoniais seguem para os herdeiros no caso da morte do autor. Dessa forma, Francisco é o único com poder de realizar o uso comercial, a reprodução e a distribuição das obras pelos próximos 70 anos a partir de 1º de janeiro de 2026. Ou seja, os direitos são do filho até o fim de 2095.
Além disso, no caso da empresa Mynd, o filho pode se tornar sócio ou receber a cota de Preta Gil da agência.
Quando uma pessoa morre, seus bens devem ser divididos entre os herdeiros legítimos, segundo a legislação brasileira. Esses são definidos pelo parentesco com o falecido ou testador e garantidos por lei, sem a necessidade de um testamento.
Há uma fila de prioridade, nesses casos, de acordo com o Código Civil:
Descendentes (filhos, netos), em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens;
Ascendentes (pais e avós), em concorrência com o cônjuge;
Cônjuge ou ao companheiro sobrevivente;
Colaterais (irmãos, tios, sobrinhos).
No caso dos herdeiros testamentários, são aqueles que constam explicitamente no testamento, com parentesco ou não com o falecido.
Francisco Gil, de 30 anos, é cantor e músico, mais conhecido como Fran. Ele é o único filho de Preta, fruto do relacionamento com o ator Otávio Muller, de 59 anos.
Fran faz parte do trio Os Gilsosn, grupo musical composto também por José Gil (seu tio) e João Gil (seu primo). O grupo é um dos principais nomes da nova MPB, com hits de sucesso como "Várias Queixas".
Além disso, ele é pai de Sol Maria, de 9 anos, e mantém um relacionamento com a ex-BBB Alane Dias, de 26 anos.
A cantora esteve em Nova York, nos Estados Unidos, realizando o tratamento do câncer, que foi descoberto em 2023.
Preta Gil enfrentou sérios problemas de saúde nos últimos anos, sendo o principal deles um câncer no intestino. Ela foi diagnosticada com adenocarcinoma no reto (um tipo de câncer colorretal).
Desde então, passou por um longo tratamento que incluiu sessões de radioterapia, quimioterapia e, posteriormente, uma cirurgia para a retirada do tumor. Durante o tratamento, ela enfrentou complicações, como infecções e a necessidade de internações prolongadas.
Além das questões físicas, Preta também relatou impactos emocionais e psicológicos decorrentes da doença, como crises de ansiedade, dores intensas e a dificuldade de lidar com a vulnerabilidade imposta pelo tratamento.
Classificação Indicativa: Livre