Entretenimento

Nasa abre cadastro para “carona” simbólica à Lua; saiba entrar na lista

Foto: Divulgação/Nasa
A Nasa abriu um cadastro global e gratuito para que qualquer pessoa do mundo possa ter o seu nome durante a missão Artemis II  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Nasa
Nathália Maciel

por Nathália Maciel

[email protected]

Publicado em 01/12/2025, às 07h44



A NASA abriu um cadastro global e gratuito para que qualquer pessoa do mundo possa ter o seu nome na lua. O nome será colocado em um cartão de memória digital que vai viajar ao redor do satélite natural durante a missão Artemis II.

Segundo a Nasa, a lista será armazenada em um pen drive  que será instalado na espaçonave Orion. A viagem vai fazer um percurso que durará cerca de dez dias antes de retornar à Terra. O formulário está disponível no site oficial do programa.

Para participar da íniciativa, a pessoa precisa acessar o site do programa e preencher o formulário com nome e criar um PIN personalizado, que deve ser guardado, já que o site não permite a recuperação. A partir disso, a plataforma vai disponibilizar o cartão de embarque digital da missão

Até 21 de janeiro de 2026 as pessoas podem se inscrever pelo site Oficial da NASA

A missão Artemis II

A Artemis II, que acontece em abril de 2026, vai dar ínicio a primeira missão que vai levar astronautas além da órbita terrestre. Segundo O Globo, a nave transportará quantro tripulantes. Entre eles estão, Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen, contuda a NASA pode ampliar a quantidade de pessoas. 

Percurso que vai ultrapassar 370 mil quilômetros da Terra, vai fazer o caminho em formato de oito. A cápsula ficará a cerca de 7.400 quilômetros da superfície lunar, distância recomendada para testar todos os sistemas em condições reais.

Missão para planejar futuras missões

A missão foi criada com a intenção de testar sistemas de suporte à vida, comunicação, além de propulsão, navegação e o comportamento da cápsula na reentrada atmosférica. Esses ensaios que serão utilizado para validar tecnologias que serão utilizadas nas próximas etapas do programa, que incluem pousos na Lua e missões em Marte.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp