Entretenimento

Novo símbolo com óculos surge nos stories do Instagram — entenda o que é

Foto: Unsplash/Instagram
De acordo com a Meta, qualquer registro feito com os novos óculos automaticamente recebe uma identificação no Instagram ou Facebook  |   BNews SP - Divulgação Foto: Unsplash/Instagram
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 21/08/2025, às 18h25



Nesta semana, alguns usuários do Instagram notaram a presença de um pequeno ícone de óculos na parte inferior dos stories. O símbolo diz que o conteúdo foi produzido com os óculos inteligentes da Meta.

A empresa já lançou dois modelos do dispositivo em parceria com as marcas Ray-Ban e Oakley.

Apesar de ainda não estarem disponíveis no Brasil, os preços na gringa começam em 300 dólares (cerca de R$ 1.600 na cotação atual).

Óculos da Meta
Óculos da Meta (Foto: Divulgação/Meta)

Marca d’água invisível

De acordo com a própria Meta, qualquer foto ou vídeo feito com os óculos inteligentes automaticamente recebe uma identificação com a mensagem: “Feito com Ray-Ban Meta”. A revelação é feita na hora da publicação no Instagram ou Facebook.

O aviso pode ser desativado no aplicativo Meta AI, mas as imagens ainda mostram uma marca d’água invisível nos metadados, funcionando como um tipo de assinatura digital.

“Enganando” o Instagram?

O mais curioso é que, mesmo sem os óculos à venda no Brasil, muitos perfis brasileiros já exibiram o ícone nos stories. O motivo? Um truque que permite simular o recurso já vem rodando.

A pessoa baixa uma foto realmente feita com os óculos da Meta, com a marca d’água nos metadados, e usa o conteúdo para iniciar a publicação do story. Na sequência, o usuário substitui a imagem original por outra.

Ao ser publicado, o story mostra o novo ícone, mesmo que a foto final não tenha sido registrada pelos óculos.

Com isso, fica praticamente impossível distinguir quais conteúdos foram realmente gravados com os óculos da Meta e quais vieram do truque.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp