Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 01/08/2025, às 15h28
Na última quinta-feira (31), o cantor Justin Timberlake se despediu da sua turnê em uma publicação das suas redes sociais e informou aos fãs que foi diagnosticado com doença de Lyme.
Segundo a declaração, ele recebeu o diagnóstico durante o tour mundial, o que o cansou mais do que o esperado. Ele pensou que teria que desistir, mas conseguiu se manter até o último show.
No entanto, Timberlake não é a única celebridade com a doença. Artistas como Justin Bieber, Avril Lavigne, Bella Hadid, Kelly Osbourne e Shania Twain também foram diagnosticados com a condição. Justin Bieber, inclusive, já chegou a cancelar shows devido ao seu estado de saúde.
Em uma publicação, Justin Timberlake escreveu:
"Entre outras coisas, tenho lutado contra alguns problemas de saúde e fui diagnosticado com a doença de Lyme — não digo isso para que sintam pena de mim — mas para esclarecer o que tenho enfrentado nos bastidores. Se você já passou por essa doença ou conhece alguém que passou, então você sabe: viver com isso pode ser implacavelmente debilitante, tanto mental quanto fisicamente. Quando recebi o diagnóstico, fiquei chocado, com certeza. Mas, pelo menos, eu conseguia entender por que estava no palco com uma dor enorme nos nervos ou apenas sentindo uma fadiga ou enjoo loucos. Eu estava diante de uma decisão pessoal. Parar de fazer turnê? Ou continuar e descobrir. Decidi que a alegria que me apresentar me traz supera em muito o estresse passageiro que meu corpo estava sentindo. Estou tão feliz por ter continuado", disse o cantor.
Veja a publicação:
Ver essa foto no Instagram
A doença de Lyme é uma infecção provocada por uma bactéria que é geralmente transmitida por carrapatos. Ela provoca lesões na pele, no sistema nervoso central e periférico e no coração, além de dores nas articulações.
Esse diagnóstico não é muito comum no Brasil, mas seus sintomas podem ser confundidos com a febre maculosa. No entanto, as bactérias que invadem o corpo são diferentes em cada doença.
Enquanto a doença de Lyme é causada por bactérias da espécie Borrelia burgdorferi, a febre maculosa é uma infecção provocada por bactérias da família Rickettsiaceae.
Ainda assim, no caso da condição de Justin Timberlake, diversas espécies de carrapatos podem transmiti-la aos seres humanos através da picada.
Segundo a Pfizer Brasil, os sintomas da doença de Lyme podem variar de acordo com o tempo que o paciente foi infectado.
Por exemplo, depois de aproximadamente um mês de infecção, os sintomas mais comuns são:
Em algumas semanas ou meses, os sintomas podem mudar ou se adicionarem:
Algumas pessoas também podem desenvolver inflamação nos olhos, problemas cardíacos, hepatite e fadiga severa.
Sim, a doença de Lyme tem cura. Seu tratamento é realizado, em geral, com antibióticos via oral por cerca de duas semanas.
Em casos mais graves, pode ser indicado a utilização de antibióticos intravenosos, que devem ser aplicados somente em hospitais.
Contudo, algumas pessoas podem ter sintomas da doença mesmo depois de curadas, o que pode dificultar algumas atividades simples. Nesses casos, o recomendado é não utilizar mais antibióticos e procurar um médico.
*Com informações da Pfizer Brasil
Classificação Indicativa: Livre