Entretenimento

Onde assistir os 5 melhores filmes nacionais, segundo Walter Salles

A seleção foi indicada no perfil do cineasta no Letterboxd. - Fotos: Divulgação
Ficções ou documentários, há produções clássicas e antigas, mas também filmes recentes que retratam as diversas camadas da sociedade brasileira.  |   BNews SP - Divulgação A seleção foi indicada no perfil do cineasta no Letterboxd. - Fotos: Divulgação
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 28/07/2025, às 21h58



O cineasta Walter Salles, de 69 anos, é um dos mais importantes do cinema nacional atualmente. Diretor de "Central do Brasil" e "Ainda Estou Aqui", foi responsável por levar o Brasil ao Oscar em duas ocasiões e garantir o primeiro prêmio da Academia de Melhor Filme Estrangeiro.

walter salles
Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello. Foto via Wikimedia

Ele também é muito ativo no aplicativo Letterboxd, plataforma popular de críticas de filmes. Das suas diversas contribuições, Salles deixou uma lista do que ele considera serem os melhores filmes nacionais já feitos

Ficções ou documentários, ele selecionou produções clássicas e antigas, mas também filmes recentes que retratam as diversas camadas da sociedade brasileira.

Veja onde assistir aos 5 melhores filmes nacionais, segundo Walter Salles

São Paulo S.A. (1965)

O longa mostra a trajetória de Carlos (Walmor Chagas), que pertence à classe média e deseja ascender socialmente durante a industrialização dos anos 1960, em São Paulo.

Nesta obra, o diretor Luís Sérgio Person foca em expor a alienação do trabalhador urbano diante do progresso econômico.

  • Onde assistir: Globoplay e Netflix.

Guerra em Transe (1967)

Dirigido por Glauber Rocha, o filme acompanha o poeta e jornalista Paulo Martins, que deve encontrar seu papel entre uma disputa de poder de um país na América do Sul, chamado Eldorado. 

  • Onde assistir: Globoplay.

Cabra Marcado para Morrer (1984)

Esse documentário trata sobre o líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. A produção completa o filme interrompido em 1964, devido à ditadura militar. 

Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, espalhados pelo Brasil. Dessa forma, o documentário mostra a vida de João por meio da trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os anos do regime militar.

  • Onde assistir: Globoplay.

O Som ao Redor (2012)

O filme de Kleber Mendonça Filho explora as tensões sociais de um bairro de classe média no Recife a partir da chegada de uma empresa de segurança privada, mas que também é uma milícia. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão.

  • Onde assistir: Netflix, AppleTV e Telecine.

Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil (2020)

Único filme da lista dirigido por uma mulher, Carol Benjamin, "Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil" é um documentário que investiga as marcas da ditadura militar brasileira (1964-1985) na trajetória de três gerações de sua família.

Em busca de seu pai, César Benjamin, um ex-prisioneiro político — preso aos 17 anos e que se recusa a falar sobre o passado —, a cineasta desvenda os escritos íntimos de sua avó na tentativa de compreender a história de sua família. Dessa forma, o filme investiga a persistência do silêncio como ferramenta de apagamento da memória.

  • Onde assistir: Globoplay.

*Com informações do Uol e AdoroCinema

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp