Entretenimento

Orkut: relembre as comunidades, correntes e outras ferramentas que marcaram a rede

A rede chegou a ter mais de 300 milhões de usuários em seu momento de pico. - Foto: Reprodução
Seu possível retorno faz os antigos usuários lembrarem das ferramentas famosas que o Orkut tinha.  |   BNews SP - Divulgação A rede chegou a ter mais de 300 milhões de usuários em seu momento de pico. - Foto: Reprodução
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 18/07/2025, às 20h51



Com rumores de voltar após 11 anos extinta, a rede social Orkut já está entre os assuntos mais comentados dos internautas nas últimas semanas. Conhecido por suas diversas comunidades, fóruns e correntes icônicas, a nostalgia será uma das ferramentas mais importantes do engajamento de uma possível nova versão.

A rede chegou a ter mais de 300 milhões de usuários em seu momento de pico, com o Brasil e a Índia entre os principais mercados. 

Seu possível retorno faz os antigos usuários lembrarem das ferramentas famosas que o Orkut tinha. Eram lá que estavam os fóruns mais inusitados, de “Eu odeio acordar cedo” a “Eu colho flores e Tony Ramos”, havia uma comunidade para todo tipo de pensamento, sentimento ou piada.

Relembre as principais ferramentas do Orkut

Comunidades

Funcionando como grupos do Facebook, as comunidades eram fóruns de discussão para quaisquer temas. Além disso, as primeiras formas de pirataria de filmes online foram impulsionadas pelas comunidades do Orkut.

Segundo o g1, as mais famosas eram:

Algumas das mais famosas entre os brasileiros eram:

  • Eu Odeio Acordar Cedo (6.106.958 membros);
  • Eu amo minha MÃE! (4.571.629 membros);
  • Te incomodo? Que peeena! (4.288.293 membros)
  • Sou legal, ñ tô te dando mole (1.520.489 membros)

Atributos

Na rede, um perfil podia ser definido por outros usuários como sexy, confiável e legal. Uma forma de elogiar os conteúdos antes da "curtida" surgir.

As votações eram anônimas, mas os atributos apareciam no perfil principal da pessoa. Além disso, era possível colocar um indicador de fã no perfil, com uma estrela.

Depoimentos

Mensagens de carinho privadas aos usuários também lotavam as atividades do Orkut. Era possível que os amigos deixassem depoimentos no perfil de outra pessoa e estar em primeiro lugar na lista era algo bem importante para representar o nível de amizade.

Recados

Os scraps funcionavam como depoimentos, mas com possibilidade de se tornarem públicos, como se fossem mensagens em um mural. No entanto, os textos eram mais curtos e rápidos, e apenas o receptor da mensagem poderia torná-la pública ou não.

Correntes

Longe de ser o inventor desse tipo de mensagem, o Orkut foi uma das primeiras plataformas a lidar massivamente com as correntes. Algumas eram inofensivas, mas o formato rapidamente se tornou uma maneira de espalhar notícias falsas e até mesmo aplicar golpes.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp