Entretenimento
por Marcela Guimarães
Publicado em 25/04/2025, às 11h30
A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo revelou na última quinta-feira (24) o tema da edição de 2025: “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”, que acontecerá no dia 22 de junho.
O evento mais tradicional da comunidade começará a partir das 10h, na Avenida Paulista. Desta vez, vai focar na valorização e no debate sobre a realidade dos idosos LGBTQIA+.
A APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo), responsável pela organização, quer homenagear quem lutou contra a opressão, enfrentou o preconceito — que foi ainda maior no passado — e fez com que existissem os direitos da comunidade nos dias de hoje.
“Celebrar o orgulho LGBT+ também é honrar quem abriu caminho antes de nós. Envelhecer é uma conquista, mas, para muitas pessoas LGBT+, ainda é um desafio marcado pelo abandono, pelo silenciamento e pela ausência de políticas públicas”, afirmou Nelson Matias Pereira, presidente da APOLGBT-SP, em comunicado oficial.
Ver essa foto no Instagram
O tema também traz uma reflexão sobre os desafios vividos pelas pessoas LGBTQIA+ idosas, que frequentemente enfrentam abandono, invisibilidade e ausência de políticas públicas voltadas à faixa etária.
A proposta do tema é ampliar a discussão sobre a importância do acolhimento, redes de apoio e serviços adaptados à realidade dos idosos inclusos na comunidade LGBTQIA+.
“Em 2025, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo levanta a voz por quem resistiu, construiu e segue sendo exemplo de coragem. Lutar pelo envelhecimento com dignidade é lutar para que nenhuma pessoa seja deixada para trás”, finalizou o presidente da APOLGBT-SP.
Confira o calendário oficial do mês do orgulho em São Paulo, também divulgado através das redes sociais do evento:
📅 O calendário oficial da Parada SP 2025 chegou!
— Parada LGBT de SP 🏳️🌈 #ParadaSP (@paradasp) December 30, 2024
Já anota, compartilha e salva para não perder nenhum momento importante do ano que celebra a diversidade e o orgulho LGBT+ em SP.
Vamos fazer história com muito orgulho mais uma vez? 🏳️🌈✨ pic.twitter.com/eUcUocmAS5
Classificação Indicativa: Livre