Entretenimento

Pesquisa mostra quais bebidas realmente hidratam mais — água fica em 10º lugar

A bebida com maior propriedade de hidratação é fácil de encontrar. - Foto: Unsplash
As análises descobriram que bebidas com um pouco de açúcar, gordura ou proteína fazem um trabalho melhor que a água na hidratação do corpo.  |   BNews SP - Divulgação A bebida com maior propriedade de hidratação é fácil de encontrar. - Foto: Unsplash
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 02/07/2025, às 19h28



Uma bebida fácil de encontrar, com diversas propriedades nutricionais, pode hidratar mais do que a água: o leite. É o que indica um estudo da Universidade St. Andrews, na Escócia.

Durante as análises de hidratação de diversas bebidas diferentes, os pesquisadores descobriram que bebidas com um pouco de açúcar, gordura ou proteína fazem um trabalho ainda melhor do que a H2O na hidratação do corpo por longos períodos. As informações foram divulgadas pela CNN.

Além da quantidade de líquido consumido, que vai afetar diretamente na quantidade a ser expelida pelo corpo, o leite nos mantêm hidratados por mais tempo porque contém lactose, açúcar, proteína e gordura, que ajudam a retardar o esvaziamento de líquidos do estômago. Essa bebida também contém sódio, que age como uma esponja e retém água no corpo, resultando em menos urina produzida.

É importante destacar que o leite vegetal também possui esses nutrientes, ainda que ele não tenha sido especificado na pesquisa.

A equipe de pesquisa da Universidade St. Andrews testou 13 bebidas comuns para verificar como elas impactam a hidratação. Em um período de quatro horas, o leite desnatado conseguiu manter o corpo hidratado por mais tempo que a água sem gás, que ficou — por incrível que pareça — em 10º lugar.

Veja as 13 bebidas que mais hidratam o corpo

  1. Leite desnatado
  2. Soluções de reidratação oral (para casos de doenças como diarreia)
  3. Leite integral
  4. Suco de laranja
  5. Cola
  6. Cola Diet
  7. Chá frio
  8. Chá
  9. Bebida esportiva
  10. Água natural
  11. Água com gás
  12. Cerveja
  13. Café

A pesquisa original foi publicana no The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 103, Edição 3, março de 2016, páginas 717-723.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp