Entretenimento

PF afasta prefeito de São Bernardo do Campo em operação contra corrupção

Reprodução/ Podemos
Marcelo Lima, prefeito de São Bernardo do Campo, é investigado por corrupção nas secretarias de Obras e Saúde após operação da Polícia Federal.  |   BNews SP - Divulgação Reprodução/ Podemos
Gabriela Teodoro Cruz

por Gabriela Teodoro Cruz

[email protected]

Publicado em 14/08/2025, às 09h31



O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (14/8) durante uma operação da Polícia Federal. O político é investigado por suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção ligado às secretarias de Obras e de Saúde da cidade. Além do afastamento, Lima deverá usar tornozeleira eletrônica.

Dinheiro apreendido deu início às investigações
A investigação começou em julho, quando agentes encontraram R$ 14 milhões em espécie entre reais e dólares com um servidor municipal suspeito de integrar uma organização criminosa. A quantia chamou atenção pela forma como foi armazenada e pela possível relação com contratos públicos.

Mandados cumpridos em cinco cidades
A operação desta quinta incluiu dois mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão, além da quebra de sigilos bancário e fiscal. As ações ocorreram em São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema.

Entre os alvos, estão residências de sócios de empresas de terraplanagem, medicamentos, importação e exportação, além da casa de um servidor municipal.

Crimes investigados e próximos passos
As medidas cautelares foram determinadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e também preveem afastamento de cargos públicos. Os investigados podem responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo foi procurada para comentar o caso, mas ainda não se manifestou.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp