Entretenimento

Por que deixar o feijão de molho faz tanta diferença? Saiba o que a ciência diz

Reprodução/ Freepik
Descubra como deixar o feijão de molho pode reduzir o tempo de cozimento, melhorar a digestão e aumentar o valor nutricional.  |   BNews SP - Divulgação Reprodução/ Freepik
Gabriela Teodoro Cruz

por Gabriela Teodoro Cruz

[email protected]

Publicado em 29/07/2025, às 11h55



Você é do time que já separa o feijão e deixa de molho na noite anterior para a semana toda? Essa prática vai muito além da tradição a ciência confirma que esse simples passo faz toda a diferença no sabor, na digestão e até no valor nutricional do prato mais querido do Brasil.

Feijão
Reprodução/ Freepik

Especialistas apontam que deixar o feijão de molho pode reduzir o tempo de cozimento em até 40%, além de garantir uma textura mais macia. Mas os benefícios não param por aí.

Adeus aos gases e ao inchaço

Quem nunca sentiu aquele desconforto abdominal depois de comer feijão? Isso acontece por causa dos oligossacarídeos, carboidratos que nosso organismo tem dificuldade para digerir. Ao deixar o feijão de molho, boa parte dessas substâncias é liberada na água, que deve ser descartada antes do cozimento.

“Esse processo é eficaz para diminuir os gases e o inchaço após as refeições”, explica Julie Garden-Robinson, professora da Universidade Estadual de Dakota do Norte, nos Estados Unidos.

Mais nutrientes no seu prato

Além disso, o molho ajuda a reduzir os chamados “antinutrientes” — como fitatos e lectinas  que dificultam a absorção de minerais importantes, como ferro e zinco. Ao eliminar parte dessas substâncias, seu corpo aproveita melhor os nutrientes do feijão.

“É um jeito simples de aumentar os benefícios para a saúde”, reforça a nutricionista Joan Salge Blake, da Universidade de Boston.

Como fazer o molho do jeito certo?

Para garantir esses efeitos, siga uma dessas opções:

  • Molho longo (o ideal): deixe o feijão em um recipiente com bastante água filtrada na geladeira por 8 a 12 horas.

  • Molho rápido (para quem tem pressa): ferva o feijão por cerca de 3 minutos, desligue o fogo e deixe os grãos de molho na água quente por 1 hora.

Em ambos os casos, é fundamental descartar a água do molho e lavar os grãos antes de cozinhar com água limpa.

Dica extra: Se a água da sua torneira for muito dura, prefira água filtrada para o molho. Também pode ajudar acrescentar uma pitada de sal ou bicarbonato de sódio para amaciar o feijão.

E se o tempo apertar?

Nem sempre dá para deixar o feijão de molho, e tudo bem! Você pode cozinhar direto, mas o tempo de preparo será maior. Outra opção prática é usar feijão cozido em lata ou caixinha só não esqueça de enxaguar bem para tirar o excesso de sódio.

No fim das contas, seja feijão preto, carioca ou fradinho, o importante é manter esse clássico no prato. E agora você já sabe que aquele tempo de molho faz toda a diferença para o sabor e para a saúde.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp