Entretenimento
A Toyota lançou, na última semana, o primeiro SUV compacto híbrido flex full da categoria. O novo Yaris Cross é um dos carros mais esperados de 2025, por ser um dos modelos mais diferentes da marca japonesa, além de ter o menor preço em comparação com outros veículos da Toyota.
Segundo a fabricante, o Yaris Cross está disponível para o público nas versões XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid. Entre elas, a mais cara é a XRX, cujo motor funciona tanto a combustão quanto como híbrido convencional. O carro, com 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,62 metros de distância entre eixos, é ideal para quem busca um modelo com bom espaço interno.
De acordo com informações do site Auto Mais TV, o modelo Yaris Cross XRX se destaca pelo desenho atual, diversos itens de série e preços que vão de R$ 161 mil a R$ 189 mil.
Apesar das promessas do carro parecerem atraentes, é importante pesquisar os modelos e entender qual é a melhor opção pelo mesmo valor.
Vendido por cerca de R$ 170.990, o Volkswagen Virtus surge como uma opção para quem procura um espaço interno ainda maior. Com características que atendem tanto às necessidades do dia a dia em família quanto ao uso profissional, o carro promete se adaptar ao seu estilo de vida. O porta-malas, por exemplo, oferece 521 litros para bagagens, além de medir 4,56 m de comprimento e ter 2,65 m de entre-eixos.
O modelo também é uma boa escolha para quem não abre mão de tecnologia. O Virtus Exclusive conta com o sistema VW Play, com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas e uma série de aplicativos que podem ser usados com segurança durante a direção. O carregamento de celular por indução elimina a necessidade de cabos, oferecendo mais praticidade.
Entre as especificidades do carro, a versão traz o motor 1.4 turbo flex de 150 cv e câmbio automático de seis marchas. A velocidade máxima é de 209 km/h, e ele precisa de 8,5 segundos para chegar aos 100 km/h.
O Hyundai Creta é um dos modelos que mais disputam público com o Yaris Cross, devido às características em comum. Saindo por R$ 170.690, o carro oferece motor 1.0 turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm de torque. Entre os destaques estão sensor de fadiga, Isofix, farol alto adaptativo e assistentes de permanência e centralização de faixa.
Além disso, o câmbio automático tem seis marchas. O SUV conta com bagageiro de 422 litros, além de 4,33 m de comprimento e 2,61 m de entre-eixos — medidas bem parecidas com as do Yaris Cross.
Lançado recentemente, o Boreal é um SUV médio francês com motor 1.3 turbo flex de 163 cv, além de câmbio automatizado de dupla embreagem banhada a óleo. O modelo custa R$ 179.990 — um pouco mais caro do que a opção da Toyota — e oferece piloto automático adaptativo, painel de instrumentos de sete polegadas e ar-condicionado automático.
Para quem busca mais segurança, o modelo pode ser uma boa opção, já que oferece freio de estacionamento eletrônico, frenagem de emergência, alerta de distância e leitor de placas de trânsito com alerta de velocidade.
Em relação às medidas, o Boreal tem 4,55 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos. Seu porta-malas comporta 522 litros, e a altura em relação ao solo é de 21,3 cm.
GAC Aion Y Premium
Para quem procura um carro futurista e que preserve o meio ambiente, o GAC pode ser uma ótima opção. O veículo elétrico tem bateria de 63,2 kWh de capacidade e autonomia de 318 km (padrão Inmetro), além de motor de 204 cv e 22,9 kgfm.
A Aion Y tem 4,53 m de comprimento, 2,75 m de entre-eixos e porta-malas de 361 litros. A versão inclui teto solar panorâmico com persiana elétrica, direção elétrica, iluminação dianteira e traseira em LED e piloto automático.
A Montana sai por cerca de R$ 177.990 — um pouco mais barata do que o Toyota Yaris Cross XRX — e tem um perfil mais esportivo e aventureiro. O carro, que chama atenção de quem prefere caminhonete, entrega motor 1.2 turbo flex de 141 cv e câmbio automático de seis marchas.
A picape tem caçamba que comporta 874 litros ou 600 kg de carga, e altura em relação ao solo de 19,2 cm. Além disso, vem com rack de teto preto e rodas de liga leve de 17″. Para os aventureiros, o modelo oferece câmera de ré, assistente de partida em rampas e controles de tração e estabilidade — itens importantes para terrenos variados.
O painel de instrumentos traz oito polegadas integradas ao carro, com multimídia MyLink de 11″ e Isofix.
Classificação Indicativa: Livre