Entretenimento

Tapioca ou pão francês: qual é a melhor escolha para sua dieta?

Foto: Freepik
Existe uma opção mais saudável? Nutricionistas explicam os benefícios e desvantagens de trocar o pão francês pela tapioca  |   BNews SP - Divulgação Foto: Freepik
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 20/05/2025, às 13h08



A tapioca ganhou espaço no cardápio de quem busca praticidade e alimentos sem glúten. Apesar desses benefícios, será que ela é realmente mais saudável do que o tradicional pão francês?

Pesquisas ainda tentam entender os efeitos de cada opção, mas a resposta pode variar de acordo com o perfil de quem consome.

De um lado, a tapioca realmente conta com menos calorias (230 por 100g) e não contém glúten, o que a torna bem útil para pessoas com restrições alimentares, como a doença celíaca.

Já o pão francês tem mais calorias (300 por 100g) e fornece energia de forma mais lenta, fator que pode ajudar a manter a saciedade por mais tempo. Além disso, essa opção possui menor índice glicêmico, reduzindo os picos de açúcar no sangue.

A troca do pão pela tapioca costuma ser feita por quem busca reduzir calorias no dia a dia; entretanto, a diferença calórica nem sempre é tão grande e ambos são aliados dos carboidratos. Além disso, cada um dos dois oferece benefícios específicos que podem se encaixar melhor em diferentes tipos de dieta e objetivos nutricionais.

Além disso, o pão francês e a tapioca apresentam vantagens nutricionais distintas, mas úteis.

O clássico das mesas brasileiras se destaca pelo maior teor de ferro, potássio, zinco e vitaminas B, nutrientes importantes para a saúde muscular, imunidade e funcionamento do sistema nervoso. Já a branquinha ganha pontos por conter menos gordura e sódio, além de oferecer mais cálcio, retinol e vitamina C.

Com carboidratos simples, a tapioca fornece energia imediata e é de fácil digestão, ideal para quem precisa de um reforço antes de praticar atividades físicas, por exemplo.

No fim das contas, não existe um “vencedor”. A escolha entre um e outro deve levar em conta as necessidades nutricionais, o estilo de vida e os objetivos de cada pessoa. Busque um profissional para alcançar seus resultados desejados de forma saudável.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp