Entretenimento

"Procurando Nemo" tem erro científico que mudaria a história do filme

A realidade sobre o ciclo reprodutivo desses animais chocou usuários das redes sociais. - Foto: Divulgação Disney+
No longa, o desenho conta a história de um pai em busca do seu único filho em alto mar, mas isso nunca seria possível.  |   BNews SP - Divulgação A realidade sobre o ciclo reprodutivo desses animais chocou usuários das redes sociais. - Foto: Divulgação Disney+
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 27/05/2025, às 11h25 - Atualizado às 19h16



A trama do filme "Procurando Nemo", de 2003, está bem longe da realidade da natureza do peixe-palhaço. No longa, o desenho conta a história de um pai em busca do seu único filho em alto mar, mas isso nunca seria possível.

Um vídeo publicado na rede social Reddit sobre a reprodução da espécie deixou usuários e espectadores chocados com a realidade sobre o ciclo reprodutivo desses animais.

Segundo a Great Barrier Reef Foundation, organização ambiental australiana que realiza iniciativas de conservação da Grande Barreira de Corais, o peixe-palhaço vive em comunidades lideradas por apenas uma fêmea dominante, assim como a abelha rainha em colméias.

Quando ela precisa procriar, a fêmea escolhe o macho mais agressivo do grupo para se reproduzir e, quando a rainha morre, esse parceiro faz sua transição para o sexo feminino de maneira permanente.

Isso acontece porque o peixe-palhaço é um hermafrodita protândrico, ou seja, todo peixe da espécie nasce macho, mas com a capacidade de produzir tanto espermatozoides quanto óvulos.

A transformação de macho para fêmea é permanente e acontece por uma "explosão de estresse hormonal" por conta da perda de uma rainha, que libera muito cortisol no macho dominante. É o que indica um artigo da Universidade Estadual da Geórgia, nos EUA, publicada no jornal científico Frontiers of Neuroscience.

O vídeo publicado no Reddit afirma que, na vida real, "após a perda da esposa, Merlin faria a transição para fêmea e Nemo, sendo o mais forte peixe-palhaço do grupo, se tornaria o seu parceiro e o ciclo continua".  Porém, os internautas brincaram com a situação, alegando que um filme infantil e de ficção não teria, em primeiro lugar, peixes falantes.

Ainda assim, diversos usuários ficaram interessados na explicação. O filme continua como um sucesso das produções infantis e conta com algumas similaridades da vida real, como os milhares de ovos postos pela mãe de Nemo - a peixe-palhaço rainha - e até mesmo as mudanças geográficas dentro da água.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp