Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 11/08/2025, às 15h00
Nos últimos dias, circulou o rumor de que a Fifa estaria avaliando retirar parte dos jogos da Copa do Mundo de 2026 dos Estados Unidos. O motivo seria a restrição relacionada à emissão de vistos.
O Canadá chegou a ser citado como alternativa para receber mais partidas, mas, segundo apuração do portal Metrópoles, a informação é falsa.
De acordo com a entidade, existem contratos assinados que não podem ser rompidos. Sendo assim, a sede conjunta continua contando com os Estados Unidos, Canadá e México.
As especulações apontavam que o longo tempo de espera para a emissão de vistos estadunidenses poderia prejudicar a presença de turistas, familiares de atletas, membros de delegações e até da própria equipe da Fifa. A possibilidade, enfim, foi descartada de forma oficial.
A Copa de 2026 será a primeira disputada em três países. Além disso, o campeonato marcará a estreia do formato com 48 seleções, substituindo o tradicional modelo com 32 times.
O calendário deve contar com 104 jogos, sendo 78 realizados nos Estados Unidos, 13 no Canadá e 13 no México.
Um sorteio vai definir os 12 grupos da Copa, cada um com quatro seleções. Anfitriões, México (Grupo A), Canadá (Grupo B) e Estados Unidos (Grupo D) já possuem suas chaves.
Com o novo modelo estabelecido pela Fifa, o número de participantes alterou a distribuição de vagas nas Eliminatórias. Confira a divisão atual:
A final está marcada para acontecer no dia 19 de julho de 2026 no MetLife Stadium, em Nova Jersey, ou seja, o mesmo palco da decisão da Copa do Mundo de Clubes, que teve o inglês Chelsea como grande campeão.
Classificação Indicativa: Livre