Esportes

Copa Intercontinental: conheça o Cruz Azul, adversário do Flamengo na estreia

Foto: Reprodução/Instagram/@cruzazul
Com boa campanha no México e histórico equilibrado contra brasileiros, o Cruz Azul chega à Copa Intercontinental como o primeiro desafio do Flamengo  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Instagram/@cruzazul
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 10/12/2025, às 12h44



Nesta quarta-feira (10), O Flamengo inicia, às 14h (horário de Brasília), sua caminhada rumo ao 2° título mundial.

O jogo contra o Cruz Azul, no Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, marca a estreia do clube carioca na Copa Intercontinental. O técnico é Filipe Luís.

O confronto, apelidado de Derby das Américas, funciona como um tipo de quartas de final do torneio. Veja detalhes do rival mexicano abaixo.

Flamengo é o campeão da Libertadores 2025
Flamengo é o campeão da Libertadores 2025 (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Trajetória recente do Cruz Azul

Na temporada mexicana, que começou em julho, o Cruz Azul acumulou 21 jogos: foram 11 vitórias, 8 empates e apenas 2 derrotas, campanha que levou o time até a semifinal do Campeonato Mexicano, onde acabou eliminado pelo Tigres.

O clube estreia na Copa Intercontinental embalado pela conquista da Champions League da Concacaf, quando goleou o Vancouver Whitecaps por 5 a 0.

Com esse título, o 7° da história, a equipe igualou o América-MEX como maior vencedor do país.

A equipe é comandada por Nicolás Larcamón, técnico argentino de 41 anos que viveu uma rápida passagem pelo Cruzeiro em 2024.

A estadia durou pouco, já que ele foi demitido depois da derrota para o Atlético-MG na final do Campeonato Mineiro e da queda precoce para o Sousa-PB na Copa do Brasil.

Com experiências anteriores em clubes da Venezuela, Chile e México, Larcamón chega pressionado após ficar fora da final do campeonato nacional.

Destaques do elenco

Apesar de não contar com grandes estrelas da bola, o Cruz Azul tem jogadores interessantes. Um deles é o polonês Mateusz Bogusz, meia que já atuou pela seleção de seu país e soma 13 jogos e um gol na temporada atual.

Histórico e confrontos com brasileiros

O Cruz Azul é um dos quatro gigantes tradicionais do México, ao lado de América, Chivas Guadalajara e Pumas, e tem sede na Cidade do México.

Contra clubes brasileiros, soma oito jogos pela Libertadores: 2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, enfrentando São Caetano, Santos e Corinthians (duas vezes).

Em 2014, quando disputou o antigo formato da Copa Intercontinental, realizou três partidas. Superou o Western Sydney Wanderers, caiu para o Real Madrid nas semifinais e terminou em 4° lugar após perder nos pênaltis para o Auckland City.

Caminho no torneio

Quem avançar do duelo entre Flamengo e Cruz Azul encara o Pyramids, do Egito, que já eliminou Auckland City e Al-Ahli.

O vencedor da semifinal enfrentará o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, na grande decisão marcada para 17 de dezembro (quarta-feira).

O calendário repete uma coincidência: assim como o Botafogo em 2024, derrotado pelo Pachuca três dias depois de conquistar o Brasileirão, o Flamengo também joga logo após encerrar sua participação no Campeonato Brasileiro.

Deixando a situação mais curiosa, ambos os clubes cariocas também chegaram para disputar a Copa Intercontinetal logo após vencer a Libertadores.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp