Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 20/05/2025, às 10h15
O afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) por suspeita de falsificação de assinatura pode causar sérios problemas ao futebol brasileiro.
Segundo o portal Lance!, os regulamentos da FIFA não permitem nenhum tipo de “influência indevida de terceiros” na administração das federações nacionais. Quando isso ocorre, surge a possibilidade das famosas punições, que vão de multas até suspensões.
Em um caso extremo, clubes como Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense poderiam ser impedidos de participar do Mundial de Clubes deste ano, competição que deve ocorrer em breve.
A Seleção Brasileira também correria o risco de ser deixada de lado da Copa do Mundo de 2026. A preocupação aumentou com a carta que Ednaldo Rodrigues enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O documento pede o cancelamento da nova eleição presidencial da CBF e cita “reiterados alertas da FIFA e da CONMEBOL sobre a autonomia das associações nacionais e a proibição expressa de qualquer tipo de interferência judicial ou estatal”, como ocorreu neste caso.
A carta quis reforçar que, se a situação não for revertida, a FIFA pode interpretar o caso como violação grave, o que abriria caminho para certas consequências à Seleção e aos clubes brasileiros.
Classificação Indicativa: Livre