Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 04/07/2025, às 09h56
O tenista João Fonseca, de 18 anos, é um dos nomes que mais ganha reconhecimento em Wimbledon. Com a vitória sobre Jenson Brooksby na segunda rodada, o brasileiro se classificou para a terceira fase do Grand Slam, recentemente marcado por “zebras”.
O jovem, que ainda busca alavancar sua posição entre os principais nomes do esporte, mostrou maturidade e consistência ao derrotar o estadunidense em sets diretos e bater recordes nacionais e internacionais.
Ao vencer Brooksby na última quarta-feira (2), ele, com 18 anos e 328 dias, se tornou o jogador mais jovem a chegar à terceira rodada de Wimbledon desde Bernard Tomic, em 2011.
O australiano tinha 18 anos e 255 dias naquela época e chegou até as quartas de final, sendo parado por Novak Djokovic.
Entre os brasileiros, João bateu o recorde de Thomaz Koch, que havia vencido sua primeira partida em um Grand Slam aos 19 anos, em 1964. A vitória na primeira rodada já havia colocado Fonseca como o mais jovem do país a vencer em Wimbledon.
O brasileiro também botou um ponto final no jejum de 15 anos sem representantes nacionais na terceira rodada de Wimbledon. O último havia sido Thomaz Bellucci, em 2010, derrotado por Robin Soderling, que era o número 6 do mundo.
No histórico brasileiro em Wimbledon, a melhor campanha no simples masculino são as quartas de final, atingidas por Armando Vieira (1951), Thomaz Koch (1967), Guga Kuerten (1999) e André Sá (2002). No feminino, quem lidera é Maria Esther Bueno, tricampeã em simples e pentacampeã nas duplas.
Com os bons resultados em Wimbledon, João Fonseca já aparece na 46ª colocação do ranking ao vivo da ATP. Se conseguir manter, o carioca pode entrar oficialmente no top 50 na próxima atualização oficial, prevista para o dia 14 de julho, data em que o torneio chega ao fim. Atualmente, ele segue na 54ª posição na lista consolidada.
A próxima partida será contra Nikolas Jarry nesta sexta-feira (4), pela terceira rodada.
Ver essa foto no Instagram
Classificação Indicativa: Livre